Londres estuda ‘escudo de mísseis’ e testa segurança para Olimpíadas

As autoridades também anunciaram que estudam cinco locais para a instalação de mísseis terrestres, que serviriam de escudo para a cidade no caso de algum ataque aéreo.

O teste de segurança começará na quarta-feira e terá oito dias de duração. Durante o período, serão testados mecanismos de defesa na terra, na água e no ar.

"A maior parte do exercício será feita diante de todo o público, e eu espero que tenha o efeito secundário de reafirmar ao povo britânico que todo o possível está sendo feito para garantir a segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos", disse o secretário de Defesa do governo britânico, Philip Hammond.

"O apoio aos Jogos Olímpicos é uma tarefa importante para as forças de segurança em 2012, e este exercício pretende forçar nossa equipe e nossos sistemas ao limite, para garantir que estejamos preparados para o desafio."

O Ministério da Defesa ressaltou que ainda não decidiu se instalará de fato os mísseis terrestres. No entanto, cinco localidades já foram anunciadas para abrigá-los: dois no leste, um no nordeste e um no sudeste de Londres.

No leste, os locais são o Lexington Building, na comunidade de Tower Hamlets, e a torre de Fred Wigg Tower, em Waltham Forest. No nordeste, o local escolhido é Barn Hill, na região de Epping Forest. Já no sudeste, os mísseis seriam instalados em Blackheath Common e Oxleas Wood.

'Alto nível político'

O comandante Nick Parker, que está participando da organização da segurança dos Jogos, disse que a decisão será tomada "no mais alto nível político" do país.

Segundo ele, o exercício, que começará nesta quarta-feira, será fundamental para que se possa decidir a questão.

O exercício envolverá manobras navais e aéreas em diversas partes não só de Londres, como também no litoral da Inglaterra.

O navio de guerra HMS Ocean, portando diversos helicópteros Royal Navy Lynx, será enviado para a região de Greenwich, no rio Tâmisa, no leste de Londres. A marinha também enviará o HMS Bulwark para os portos na baía de Weymouyth e Portland, no litoral sudoeste da Inglaterra, a 200 quilômetros da capital britânica.

Caças RAF Typhoon serão posicionados em Northolt, vizinhança no oeste de Londres. Já a região de Ilford, no leste da cidade, abrigará helicópteros RAF Puma.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter