31 de Agosto, 2021 - 08:00 ( Brasília )

Segurança

Motorola Solutions lança rádio inteligente APX NEXT com tecnologia inovadora para Segurança Pública

Com comando de voz ViQi e outras funcionalidades para a Segurança Pública, o APX NEXT ajuda os policiais a se concentrarem no que realmente importa, proteger a população

A Motorola Solutions anuncia no Brasil o APX NEXT, um rádio inteligente de próxima geração no padrão P25 voltado à segurança pública e que fornece comunicação de voz de missão crítica em redes de rádio móvel terrestre (na sigla em inglês, LMR) enquanto usa redes de banda larga para aplicações de dados.

O APX NEXT faz parte do portfólio APX P25 de missão crítica da Motorola Solutions e é o primeiro desta linha a apresentar uma tela sensível ao toque com interface de usuário projetada especificamente à segurança pública.

Seu touchscreen pode ser utilizado mesmo molhado e com uso de luvas e o equipamento permite acesso de um toque para controle de rádio, comandos grandes em tela e interface de usuário otimizada para navegação rápida.

O assistente inteligente ViQi possibilita que os usuários gerenciem rapidamente os controles de rádio por meio de comandos de voz simples e intuitivos. O rádio é a primeira ferramenta das equipes de segurança quando entram em ação e 100% da atenção desses profissionais precisa estar nas pessoas e nos eventos ao redor.

A integração do APX NEXT e ViQi permite que os agentes em campo mantenham os olhos no que está acontecendo, enquanto conseguem compartilhar e obter as informações críticas necessárias a fim de ajudar e proteger a população.

“O APX NEXT representa nossa expertise em projetar e desenvolver soluções de missão crítica para socorristas. Ele foi criado após milhares de horas de observação da nossa equipe sobre como as forças policiais trabalham para garantir o fornecimento do que esses agentes realmente precisam.

Intuitivo, inteligente e robusto, o APX NEXT tem um desempenho confiável, mesmo nas condições mais desafiadoras, ajudando os profissionais da linha de frente a trabalhar com segurança e proteger vidas”, diz Elton Borgonovo, presidente da Motorola Solutions Brasil.

Aplicativos de Serviços do APX NEXT

      O novo rádio inteligente utiliza LMR para comunicação de voz de missão crítica e banda larga LTE para entregar dados aos novos aplicativos de serviços, incluindo:

SmartConnect: O APX NEXT detecta quando um sinal LMR está baixo e muda automaticamente para conectividade de banda larga LTE, garantindo a continuidade das comunicações de voz Push-To-Talk (PTT). Ele então volta para LMR quando o sinal retorna sem a necessidade de intervenção do usuário, garantindo foco na situação em campo e melhor desempenho nas operações, sem paralisações.

SmartProgramming: o software do rádio e os dados de configuração podem ser atualizados rapidamente em banda larga, mesmo quando um policial está usando o rádio inteligente. Isso significa que o APX NEXT passa menos tempo em manutenção e mais tempo em campo.


      

ViQi é um serviço de aplicativo disponível no APX NEXT e será integrado a outras soluções à medida que a empresa continua a pesquisar e a colaborar com os usuários com objetivo de buscar novas maneiras de agilizar os fluxos de trabalho dos oficiais e a orientar as decisões por meio de Inteligência Artificial e Machine Learning.

Ele estará disponível também em português. A Motorola Solutions está trabalhando em futuros recursos do ViQi, como assistente virtual para segurança pública, solicitar assistência ao veículo, registro de depoimentos de testemunhas e tradução de fala em idioma estrangeiro.