LAAD 2014 – AEL Sistemas e ARES apresentam soluções inovadoras para Segurança Pública e Defesa

A AEL Sistemas e a ARES participam da segunda edição da LAAD, Feira de Segurança Pública e Corporativa, que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 8 e 9 de abril, com equipamentos de última geração, alguns ainda inéditos no país. 
Os equipamentos apresentados, caso do GroundEye,  são voltados para as áreas de Defesa, e Segurança Pública.  Alguns são adequados à manutenção da segurança de grandes eventos, caso da Copa do Mundo.
 
Um dos equipamentos que serão expostos é o GroundEye, constituído de um conjunto de câmeras de altíssima definição que grava imagens e facilita a segurança em tempo real. O equipamento foi utilizado neste ano, com sucesso, no Carnaval de Salvador, evento que reúne 2 milhões de pessoas.
 
“Esse equipamento tem potencial para ajudar as forças de segurança a assegurar tranquilidade em grandes eventos”, diz o vice- Presidente da AEL Sistemas, Vitor Neves. “Os órgãos envolvidos na segurança pública de determinado evento podem usar as imagens para fazer segurança em tempo real”, acrescenta Neves.
 
Serão apresentados ainda um bloqueador de celular que, efetivamente, impede a transmissão das ondas eletromagnéticas utilizadas no sistema de telefonia móvel. Há ainda a Atena, um sistema de vigilância noturna/diurna que inclui câmeras termais e têlemetro laser seguro para a visão e capacidade de rastreamento automático de alvos.  A Atena equipa os navios patrulha da Marinha do Brasil.
 
Há ainda a Mira MVR, inédita na maioria dos estados do país. O equipamento capacita soldados e policiais em situação de confronto, tornando a função dos atiradores mais segura tanto para a população que, eventualmente, esteja na área conflagrada, quanto para os policiais.
 
Já a Luneta 3X pode ser utilizada sozinha ou ainda ser acoplada junto com a Mira MVR. Essa junção resulta na aproximação em até três vezes entre o ponto a ser atingido e a mira. A luneta é utilizada geral por forças especiais da polícia ou do Exército. 
 
A LAAD é uma das maiores feiras da América Latina. Reúne empresas nacionais e internacionais que fornecem serviços para Segurança Pública, Forças Policiais, Forças Especiais e Forças Armadas, entre outros.

AEL e ARES participam da LAAD com os seguintes equipamentos: 

GroundEye 
É um dispositivo para monitoramento de grandes áreas que usa mais de cinco câmeras de altíssima definição, que gravam e armazenam múltiplas imagens. O equipamento é produzido pela israelense Elbit e comercializado pela AEL, que também faz a manutenção do equipamento com mão de obra local. 

As imagens captadas pelo GroundEye podem ser enviadas para um centro de Comando e Controle por meio de fibra ótica ou link de radiocomunicação . O equipamento permite maior celeridade e precisão das forças de segurança e disponibiliza recursos de busca de ocorrências passadas, permitido análise detalhada de eventos. 
 
Oasis
É um sistema de vigilância, composto por uma câmera, que atende a diversas necessidades operacionais. É adequado para monitoramento noturno e diurno.  O equipamento é multifuncional: pode ser usado para monitoramento de fronteiras e para garantir a segurança de autoridades, entre outras utilizações. É de fácil operação e manutenção. 
 
D-Atena
É um sistema eletro-óptico digital giro-estabilizado para operações em plataformas aéreas, veículos de reconhecimento e embarcações. O sistema é um payload estabilizado por quatro eixos que possui câmera de alta definição com zoom contínuo, imagem termal e capacidade de obtenção de imagens noturnas com alta resolução. Possui alta capacidade de identificar alvos.
 
Bloqueador de Celular
É um sistema de bloqueio, monitoramento, controle e registro de ondas eletromagnéticas utilizadas por aparelhos de telefonia celular. Por meio de sensores e antenas, o sistema permite ampliar a segurança e áreas sensíveis, possibilitando o total controle do uso indevido de telefones móveis. Adequado para Casas de Detenção, Embaixadas e unidades militares.
 
Skylark (VANT)
É um mini VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) capaz de fornecer imagens noturnas e diurnas de alta resolução e em tempo real. É um sistema simples e leve (pesa 6,5 5 kg),  que pode ser montado em menos de 10 minutos. Pode ser operado por apenas duas pessoas – todo o sistema é composto por três aeronaves, duas câmeras diurnas e uma noturna e um centro de controle terrestre com link de dados via radiocomunicação, mochila e ferramentas de apoio.
 
O Skylark é adequado para monitoramento de aglomerações, patrulha e observação, operações  urbanas e vigilância de fronteira, entre outras aplicações.
 
Mira de visada rápida MVR
A mira de visada rápida MVR combina “mira reflex” de alta precisão com uma mira opcional a laser de um ou dois comprimentos de onda (visível e/ou infravermelho). É adequada para operações noturnas e diurnas sob diversas condições de visibilidade, fornecendo ao usuário um ponto de mira virtual (reflex dot).
Entre as principais vantagens está o fato de o “ponto reflex” nunca desaparecer e não distorcer durante a chuva. Permite uso simultâneo com monóculo de visão noturna ou com luneta de aumento.
 
Luneta 3X
É uma mira compacta, leve, com capacidade triplicar o tamanho das imagens focadas. Por isso, tem capacidade de ampliar a visão do atirador sob a luz do dia. A luneta é montada na arma por meio de um mecanismo de montagem e liberação sem a necessidade de usar adaptadores. É adequada para comandantes de campo tático, forças especiais, observadores avançados, operações de segurança e de garantia da lei.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter