UNODC – Promove em Brasília Simpósio Internacional sobre Drogas

O Simpósio Internacional sobre Drogas: da Coerção à Coesão acontece entre os dias 9 e 11 de setembro no Museu Nacional da República, em Brasília, com a presença de mais de 600 participantes. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), guardião das convenções sobre drogas, lançou em 2010 o documento Da coerção à coesão – Tratamento da dependência de drogas por meio de cuidados em saúde, que orientou a discussão sobre a organização desse evento.

O encontro será um momento de debate entre diversos setores da sociedade para promover a troca de experiências sobre políticas públicas voltadas à questão das drogas, buscando respostas que considerem as necessidades dos usuários do ponto de vista da saúde, sem estigma nem discriminação.

Entre os convidados confirmados estão Gilberto Gerra (chefe do Departamento de Prevenção às Drogas e Saúde do UNODC), Julio Calzada (Junta Nacional de Drogas do Uruguai), Pavel Bem (prefeito de Praga, República Tcheca), Mike Trace (diretor do International Drug Policy Consortium), Paulo Vannuchi (integrante da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos – OEA) e Paul E. Simons (secretário executivo da Comissão Inter-Americana de Controle de Abuso de Drogas- CICAD/OEA).

A abertura oficial do Simpósio será às 19h desta segunda-feira, com autoridades do Governo brasileiro e de organismos internacionais. As mesas do evento, programadas para terça e quarta-feira, discutirão temas como direitos humanos, economia e papel da mídia no debate sobre drogas. O evento terá trasmissão ao vivo pelo Portal de Saúde.

Também hoje haverá uma reunião técnica pré-Simpósio com cerca de vinte especialistas, entre eles Fabienne Hariga, especialista em HIV/aids do UNODC. O objetivo é discutir o uso de drogas no Brasil e o perfil epidemiológico da aids e das hepatites virais. Essa reunião retoma as recomendações resultantes da reunião técnica global sobre uso de drogas estimulantes e HIV, realizada pelo UNODC junto com o Ministério da Saúde em janeiro de 2012.

O Simpósio conta com a organização e apoio do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Políticas sobre Drogas; Ministério da Saúde, por meio do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais/Secretaria de Vigilância em Saúde e da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e outras drogas/Departamento de Articulação de Rede de Atenção à Saúde/Secretaria de Atenção à Saúde; UNODC e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em parceria com a Internacional Drug Policy Consortium e o Instituto Igarapé.

Download do documento
Da coerção à coesão – Tratamento da dependência de drogas por meio de cuidados em saúde

Serviço
Simpósio Internacional sobre Drogas: da Coerção à Coesão
Quando: 09 a 11 de setembro
Onde: Museu Nacional da República, Brasília
Transmissão ao vivo: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1887  

Contato para imprensa
Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil

Ana Paula Canestrelli
anapaula.canestrelli@unodc.org
(61) 3204.7206 | (61) 8143.4652

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter