Search
Close this search box.

Guayaquil acelera a resposta a emergências com a Motorola Solutions

O serviço push-to-talk de banda larga permite uma resposta mais rápida a emergências médicas para os dois milhões de habitantes de Guayaquil

A Empresa Pública Municipal de Gestão de Riscos e Controle de Segurança de Guayaquil (Segura EP) escolheu a solução WAVE PTX da Motorola Solutions para facilitar a comunicação e a coordenação entre os profissionais de resposta a emergências médicas da maior cidade do Equador. A aplicação pode conectar pessoas por meio de quaisquer dispositivos e redes.

“No gerenciamento de emergências, a coordenação é vital”, diz William Muñoz, chefe de Atendimento Pré-hospitalar da Segura EP. “Anteriormente, a coordenação exigia muito tempo e recursos, especialmente quando era necessário a resposta de várias instituições, e eram usadas diferentes plataformas e dispositivos de comunicação.

Hoje, com o WAVE PTX da Motorola Solutions, podemos nos comunicar perfeitamente entre as instituições de saúde com o simples toque de um botão, independentemente de a equipe usar rádios ou telefones celulares. Isso se traduz em uma resposta mais ágil e eficaz às necessidades da população.”

A Segura EP integra uma rede de instituições de emergências que inclui um hospital público, 24 clínicas privadas e 12 ambulâncias. Todas estão conectadas à Central de Monitoramento de Emergências, de onde as chamadas dos mais de 2 milhões de cidadãos de Guayaquil, com uma média de 100 chamadas por dia, são atendidas e encaminhadas à respectiva instituição para seu gerenciamento e resposta.

O WAVE PTX oferece comunicações seguras de voz PTT (push-to-talk ou apertar para falar) e de dados em tempo real em redes LTE/4G, 3G ou Wi-Fi. Isso permite que a equipe de emergência compartilhe imagens, documentos, mapas, localização, mensagens de texto e vídeos enquanto permanece conectada usando seus dispositivos de trabalho habituais, seja smartphone, tablet, notebook, rádio etc.

“Nossa tecnologia permite que a Segura EP conecte toda a rede de instituições de emergências médicas em Guayaquil, incluindo o ECU 911, de forma fácil e sem grandes investimentos em infraestrutura”, diz Gustavo Daza, vice-presidente MSSSI e diretor de Vendas Empresariais da Motorola Solutions para a América Latina eo Caribe. “A flexibilidade de nosso ecossistema de segurança apoia nosso foco na construção de comunidades mais seguras”.

A Segura EP planeja adicionar à mesma rede outras entidades de segurança pública e emergências, como o Corpo de Bombeiros. Essas entidades usam sistemas de radiocomunicação de missão crítica que também poderão se conectar à rede de comunicações por meio do WAVE PTX para continuar se beneficiando da coordenação entre agências e, assim, manter a ampliação da segurança das pessoas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter