3ª Sgt Rafaela Silva (MB) Ouro no Judô

Brasília, 08/08/2016 – A terceiro-sargento da Marinha Rafaela Silva entra para a história do País como a primeira judoca brasileira a se tornar campeã olímpica e mundial.

Em 2013, a sargento deixou sua marca, quando conquistou o campeonato mundial, realizado no Rio de Janeiro. Hoje (08), também competindo em casa, a carioca da Cidade de Deus cravou um wazari e subiu ao lugar mais alto do pódio nos Jogos Rio 2016.

Emocionada, Rafaela Silva falou que depois de ser crítica em Londres, em 2012, agora pode orgulhar-se de ser campeã olímpica. “Eu treinei muito para está aqui. Treinei muito para buscar minha medalha, e o resultado, graças a Deus, veio”, disse a medalhista de ouro.

Na Arena Carioca 2, no Parque Olímpico da Barra, a sargento da Marinha derrotou adversárias ao longo desta segunda-feira, impulsionada por um ginásio lotado gritando seu nome. Rafaela estreou com vitória relâmpago por ippon em 46 segundos sobre a alemã Miryam Roper.

No segundo combate, a sargento derrotou a sul-coreana Jandi Kim com um wazari e seguiu para as quartas de final, onde enfrentou Hedvig Karakas, da Hungria, sua algoz de Londres 2012. Com um wazari a um minuto do fim da luta, a brasileira controlou a disputa e se classificou para a semifinal, quando venceu, no golden score, a romena Corina Caprioriu.

Na disputa pelo ouro, a sargento encontrou a mongol Sumyia Dorjsuren, e finalizou a luta com um wazari, consagrando-se a primeira judoca brasileira campeã olímpica e mundial.

A Sargento Rafaela já havia sido bicampeã panamericana nos anos de 2012 e 2013, campeã mundial em 2013, e conquistado a medalha de ouro, individual e por equipes, nos jogos mundiais militares de 2015, alcançando, agora, o almejado ouro olímpico. Sendo pódio em todas as competições que participou em 2015.

A judoca é uma das 145 atletas militares que integram o Time Brasil. Depois de anunciar que o Ministério da Defesa continuará investindo no Programa de Alto Rendimento ao término dos Jogos Olímpicos, o ministro Raul Jungmann enalteceu a conquista da sargento da Marinha. “Foi um excelente resultado. Vibramos com a medalha da Rafaela. Isso prova que o Programa de Alto Rendimento é uma importante ferramenta de apoio na formação dos atletas”, comentou Jungmann.

A medalha de ouro da sargento da Marinha, se soma a conquista de prata, do sargento do Exército Felipe Wu, na modalidade de tiro esportivo, que no sábado (06), prestou continência à bandeira Nacional.

Disputas

A participação dos judocas militares brasileiros nos Jogos Rio 2016 segue até o dia 12 de agosto. Ainda faltam competir os atletas do Exército, Rafael Buzacarini, Victor Penalber, Tiago Camilo e Rafael Silva, e as representantes da Marinha do Brasil, Mariana Silva, Maria Portela, Mayra Aguiar e Mª Suelen Altheman.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter