O líder russo, em solenidade no Kremlin, agradeceu aos pesquisadores e projetistas que desenvolveram armamentos e disse que Moscou modernizou suas forças estratégicas.
O presidente russo, Vladimir Putin, entregou condecorações aos pesquisadores e projetistas que desenvolvem armamentos estratégicos russos, incluindo o novo míssil de cruzeiro Burevestnik, movido a energia nuclear, e o torpedo Poseidon, também movido a energia nuclear, informou o Kremlin na terça-feira (04NOV2025).
Putin afirmou que a Rússia modernizou suas forças estratégicas e agradeceu aos responsáveis.
“O resultado que vocês alcançaram é, sem exagero, de importância histórica para nossa nação, garantindo segurança e paridade estratégica pelas próximas décadas, podendo-se afirmar com segurança que por todo o século XXI”, disse o líder russo em uma cerimônia com os pesquisadores e projetistas premiados.
Moscou afirma que o míssil Burevestnik é “invencível” às defesas antimísseis atuais e futuras, com um alcance praticamente ilimitado e uma trajetória de voo imprevisível.
O Poseidon é uma nova arma que surgiu em meio ao que Putin chamou de uma “corrida armamentista global” – principalmente entre os Estados Unidos, a Rússia e a China – para modernizar e desenvolver os arsenais nucleares.
Desde que anunciou o Burevestnik pela primeira vez em 2018, Putin tem apresentado a arma como uma resposta às medidas dos EUA para construir um escudo antimíssil após Washington ter se retirado unilateralmente do Tratado de Mísseis Antibalísticos de 1972 em 2001, e para ampliar a aliança militar da OTAN.
Nota DefesaNet
Republicamos o discurso proferido por Putin na solenidade. Vale a pena ler para entender o foco destrutivo da ideologia do Kremlin.
Também a leituira do excepcional artigo do Embaixador Sergio Duarte de 2021.
E também o disxurso de apresentação das armas em 2018 pelo Putin
Declarações do Presidente
Presidente da Rússia, Vladimir Putin : Amigos.
Em primeiro lugar, parabéns pelo Dia da Unidade Nacional. Este feriado nos lembra das páginas gloriosas da história de nossa Pátria, da importância de nossa unidade, da sucessão de gerações e de nossa responsabilidade pelo destino da Rússia.
Hoje, no Kremlin, homenageamos as pessoas que demonstraram um serviço louvável à nossa Pátria e que deram uma contribuição significativa para garantir sua segurança e capacidade de defesa, bem como para fortalecer seu potencial científico e industrial e sua autossuficiência tecnológica.
Condecorações estatais bem merecidas serão concedidas aos projetistas do míssil de cruzeiro estratégico de alcance ilimitado Burevestnik, equipado com motor nuclear, e aos projetistas do submersível não tripulado Poseidon.
Gostaria de agradecer a você e a todas as equipes de pesquisa e desenvolvimento – dezenas de milhares de pessoas que participaram do desenvolvimento desta arma poderosa, eficaz e única.
Não será exagero dizer que o resultado que vocês alcançaram é de importância histórica para nossa nação e para garantir nossa segurança e paridade estratégica nas próximas décadas — na verdade, por todo o século XXI.
O Burevestnik superou todos os outros mísseis conhecidos no mundo em termos de alcance. Ele também possui alta precisão, alcançada de forma consistente dentro de um período de tempo pré-calculado.
Acredito que os especialistas estrangeiros puderam tomar conhecimento dessas características em primeira mão, visto que, durante os testes do Burevestnik em 21 de outubro, um navio de reconhecimento da OTAN esteve presente continuamente na zona de testes. Não interferimos em sua operação. Foi-lhes permitido observar.
Gostaria de destacar o modo de operação único dos potentes reatores nucleares ultracompactos deste míssil. Seu lançamento leva segundos, enquanto o de reatores convencionais leva horas ou até mesmo um dia inteiro.
Com base nesses sistemas de energia, já estamos desenvolvendo uma nova geração de armamentos. Além disso, iniciamos o desenvolvimento de mísseis de cruzeiro de propulsão nuclear de última geração. Sua velocidade será mais de três vezes superior à velocidade do som. Posteriormente, eles se tornarão hipersônicos. Discutimos recentemente esse projeto com alguns dos nossos colegas presentes aqui nesta sala.
O projeto Poseidon também esteve intimamente ligado à criação da Burevestnik. Ambos se baseiam no que pode ser descrito como tecnologia e inovação únicas e complementares.
É claro que os desenvolvedores do Poseidon tinham suas próprias tarefas específicas para operar um sistema submarino. Refiro-me ao uso de materiais, nós e componentes de ponta que um dispositivo desse tipo precisa para ser mais rápido e atingir profundidades de até 1.000 metros. Quanto à velocidade, ela é várias vezes maior em comparação com todas as embarcações de superfície mais modernas.
O que quero salientar é que esses avanços tecnológicos não surgem do nada. É evidente que representam o trabalho e o talento de muitas gerações de nossos compatriotas que iniciaram essa pesquisa na segunda metade do século XX e persistiram em seus esforços dedicados.
Naturalmente, também conseguimos desenvolver outros sistemas supercomplexos semelhantes ao Burevestnik e ao Poseidon, o que demonstra que as instituições de pesquisa, universidades e escolas, fabricantes e a economia como um todo têm um imenso potencial e muitas oportunidades no mundo atual.
Permitam-me destacar um ponto importante. Como já mencionei, a Burevestnik e a Poseidon dependem exclusivamente de materiais fabricados internamente. De fato, um grande esforço para promover a cooperação, envolvendo milhares de pessoas, como já disse, permitiu-nos criar um verdadeiro tesouro de novos materiais, tecnologias, dispositivos não tripulados, softwares e soluções digitais, além de elementos para a base de componentes. Ao colocá-los em prática, podemos alcançar avanços não apenas na fabricação de equipamentos de defesa, mas também em muitos setores civis, enquanto executamos diversos projetos e programas nacionais prioritários.
Isso inclui a construção de pequenos reatores nucleares para fornecer energia à zona ártica e para a exploração do espaço próximo e mais profundo, incluindo o fornecimento de energia para as espaçonaves que estamos desenvolvendo atualmente para o transporte de cargas pesadas. Essa tecnologia também poderá ser usada futuramente para a base lunar.
Operando com base em novos princípios e algoritmos, o projeto Poseidon pode facilitar os esforços para aprimorar dispositivos não tripulados, além de contribuir para o desenvolvimento da construção naval, sistemas de navegação e navegação não tripulada, inclusive no Ártico, explorando o Corredor de Transporte Transártico e outras rotas.
O tamanho, peso e volume reduzidos desses novos geradores nucleares, juntamente com sua segurança e confiabilidade, permitem um uso flexível na criação de unidades de energia para extração mineral em áreas de difícil acesso, incluindo campos offshore no Ártico, fornecendo luz e calor para regiões e comunidades remotas e aumentando a eficiência de expedições subaquáticas que exploram o Oceano Mundial.
Os componentes e a eletrônica desenvolvidos para o Burevestnik e o Poseidon também serão fundamentais na criação de computadores poderosos, bem como no desenvolvimento de infraestrutura digital, sistemas de controle e comunicações.
Repito, foi lançada a pedra fundamental para o futuro, que definirá e viabilizará nosso progresso nas próximas décadas. Sei que vocês já estão trabalhando nisso. Uma nova geração de armas e equipamentos está presente não apenas em seus planos, mas também em seus cálculos, desenhos, bancadas de teste e em seus campos de treinamento. Desejo-lhes sucesso ao enfrentar os desafios mais complexos. Sei – e tenho certeza – que vocês e seus colegas estão à altura da tarefa.
Amigos,
Nosso país não representa ameaça para ninguém. A Rússia, como todas as outras potências nucleares, está desenvolvendo suas capacidades nucleares e seu potencial estratégico. Tudo o que acabamos de discutir é trabalho de rotina, anunciado há muito tempo.
Todos os nossos planos para a criação de sistemas de armas avançados, a modernização da nossa indústria de defesa e o equipamento do Exército e da Marinha da Rússia com o que há de mais moderno em armamentos e tecnologia estão sendo implementados. Refiro-me ao desenvolvimento e à implantação do mais recente sistema de mísseis estratégicos Avangard. Desenvolvemos e implantamos o sistema de mísseis de médio alcance Oreshnik e iniciamos a produção em série. Equipamos nossos mísseis balísticos intercontinentais e mísseis lançados por submarinos com sistemas modernos para neutralizar as defesas antimísseis balísticos. Este ano, realizaremos testes de combate com o sistema de mísseis balísticos intercontinentais pesados Sarmat e, no próximo ano, o implantaremos em serviço operacional.
E, finalmente, a razão pela qual nos reunimos aqui hoje. A Rússia agora possui o míssil de cruzeiro de alcance ilimitado Burevestnik e o veículo submarino não tripulado movido a energia nuclear Poseidon.
Todos os nossos planos estão sendo cumpridos. Estão se concretizando graças a pessoas como vocês, seus colegas, as equipes dos escritórios de projetos, empresas industriais e centros de pesquisa – graças aos trabalhadores, engenheiros, cientistas e professores de nossas universidades. Vocês são verdadeiros patriotas que servem fielmente à nação e ao seu povo.
Muito obrigado.





















