Rússia exibe novas armas em exercícios perto do Afeganistão

Soldados da Rússia, Tajiquistão e Uzbequistão usaram novas armas de fogo, lança-chamas e lançadores de mísseis terra-ar russos durante exercícios militares concluídos nesta terça-feira a meros 20 quilômetros da fronteira entre o Tajiquistão e o Afeganistão.

A Rússia e seus ex-aliados soviéticos da Ásia Central realizaram duas rodadas separadas de manobras perto do Afeganistão neste mês, quando militantes do Taliban dominaram a maioria das províncias do norte do país diretamente adjacentes à Ásia Central.

O ministro da Defesa tajique, Sherali Mirzo, disse aos repórteres nos campos de treinamento que os exercícios estão sendo realizados tendo em mente o Afeganistão.

"A situação no Afeganistão é imprevisível", disse ele.

Shukhrat Khalmukhamedov, chefe do comando geral das Forças Armadas uzbeques, disse que "esta situação exige que permaneçamos vigilantes e mantenhamos nossa prontidão de combate".

As manobras envolveram 2.500 efetivos, centenas de veículos armados e 25 aeronaves. As forças russas envolvidas saíram da base militar localizada no Tajiquistão, a maior instalação de Moscou no exterior.

Combatentes do Taliban aumentaram seu controle sobre os territórios capturados no norte afegão nesta terça-feira, quando moradores se esconderam em suas casas e um comandante pró-governo prometeu lutar até a morte para defender Mazar-i-Sharif, a maior cidade da região.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter