Análise da Força Blindada Russa

1º Sgt PATRIC – CIBLD

A Federação Russa é a principal herdeira do arsenal da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). A espinha dorsal do Exército Russo está em suas tropas blindadas, sendo o país um dos maiores operadores de blindados no mundo. O presente artigo visa a apresentar, de forma sucinta, as plataformas escolhidas por Moscou para mobiliar suas forças pesadas.

T-14 Armata

O T-14 Armata é o mais novo carro de combate russo. A VBC é equipada com uma torre não tripulada e toda a guarnição está localizada em um mesmo compartimento à frente no chassi.

A torre do Armata está equipada com a mais nova geração do canhão de alma lisa de 125mm, de carregamento automático para 32 munições.

 

T-15 Armata

O T-15 Armata é a mais moderna viatura blindada de combate de fuzileiros russa. A VBC Fuz possui torre não tripulada armada com canhão de 30mm, que possui um alcance efetivo de até 4 km, além de uma metralhadora coaxial de 7,62mm e 4 lançadores de mísseis anticarro Kornet-M. A mesma torre também é usada no Kurganets-25.

 

Tigr-M

O Tigr-M, com seu Sistema de Armas Remotamente Controlado, é uma versão modernizada do veículo tático 4×4 Tigr GAZ-2330. A viatura é produzida pela empresa russa de defesa Arzamas Machinery-Plant e começou a ser entregue ao exército russo em 2006.

O Tigr-M é utilizado pelas tropas de ação rápida e forças especiais, conduzindo missões de escolta, patrulhamento e operações antiterror.

 

Tigr Kornet-D

Tigr Kornet-D é a versão mais recente da viatura blindada de combate anticarro russa, que entrou em serviço nas forças armadas russas em 2015. O sistema de armas Kornet-D é montado em uma viatura blindada Tigr-M GAZ-233116 4×4 multitarefa, fabricada pela Russian Company Military Industrial.

O veículo possui oito lançadores de misseis, distribuídos em dois conjuntos. Cada conjunto possui seus próprios sistemas integrados de busca, de acompanhamento de alvos (tracking) e de guiamento, podendo assim disparar em dois alvos ao mesmo tempo a uma distância máxima de engajamento de 9km.

 

Typhoon-K 53949

O Typhoon-K 53949 é uma viatura com conceito MRAP (anti-emboscada e resistente a minas) fabricado na Rússia, projetado e desenvolvido pela KAMAZ. Esse veículo pode transportar um total de 10 militares, incluindo motorista e comandante, tendo uma capacidade de carga de 2.000kg.

Oferece, ainda, alto nível de proteção contra ameaças balísticas (até 14.5mm perfurante) e de minas (10 kg sob uma das rodas). O Typhoon-K é usado principalmente para transporte seguro de tropas e cargas militares em zonas com possível presença de minas terrestres. Também pode ser configurado como viatura de comando, ambulância ou de apoio logístico. Algumas versões apresentam uma torre remotamente controlada com uma Mtr 7,62mm ou 12,7mm.

 

Typhoon-K

Em uso desde 2014, o Typhoon-K é da família de viaturas MRAP russas multi-funcionais, modulares, blindadas e resistentes a minas. Para uso de transporte de tropa, pode transportar até 16 militares.

 

Kurganets-25 BMP

O Kurganets-25 BMP é uma viatura blindada de combate de fuzileiros, projetada e desenvolvida pela empresa de defesa russa Kurgan Machine-Building Plant. O blindado é equipado com uma torre não tripulada acionada eletricamente e possui um canhão automático de 30mm, além de uma metralhadora coaxial 7,62mm e dois lançadores do míssil guiado anticarro Kornet-EM em cada lado da torre.

 

BMP-3

O BMP-3 (Boevaya Mashina Pehoty) é uma viatura blindada de combate de fuzileiros anfíbia, sucessora do BMP-1 e BMP-2, que entrou em serviço com o exército soviético em 1990. O armamento principal do BMP-3 é um canhão estabilizado de 100mm, capaz também de lançar misseis.

 

T-72 B3

Em 2017, o Exército Russo revelou a versão B3 do consagrado carro de combate T-72, equipado com um novo pacote de blindagem. O T-72B3 é a espinha dorsal do exército, oferecendo melhores poder de fogo, proteção blindada, mobilidade e comando e controle. O armamento principal do T-72B3 é um canhão de alma lisa de 125mm.

 

BMPT "Terminator"

O BMPT "Terminator" é uma viatura blindada de combate de fuzileiros, projetado e fabricado pela empresa russa Uralvagonzavod. A VBC Fuz foi idealizada para enfrentar carros de combate e outros veículos blindados em áreas urbanas.

Possui, em sua torre remotamente controlada, quatro lançadores de mísseis 9M120 Ataka, dois canhões automáticos 2A42 de 30 mm, dois lançadores de granadas e uma metralhadora coaxial de 7,62mm.

 

BMD-4M

O BMD-4M é a última geração de viaturas blindadas de combate de fuzileiros de fabricação russa, que podem ser utilizados para fornecer poder de fogo e apoio às tropas paraquedistas. O BMD-4M é equipado com uma torre de dois homens, armada com um canhão de 100mm e uma metralhadora de 30mm ou 7,62mm.

 

BTR-MD Rakushka

O BTR-MD Rakushka é uma viatura blindada projetada especialmente para o transporte da tropa paraquedista russa. O blindado foi projetado com o intuito de ter o maior espaço interno possível. Para isso, tem uma capacidade de carga de 2 toneladas e pode transportar 11 militares equipados, além do motorista e do atirador da metralhadora.

 

2S35 Koalitsiya-SV

O 2S35 Koalitsiya-SV é uma nova geração de obuses autopropulsados de fabricação russa. O obus possui a torre não tripulada armada com um canhão 152mm, que possui um sistema de carregamento totalmente automatizado.

Pode disparar uma ampla gama de munições, incluindo projéteis HE-FRAG padrão (ou assistido por foguetes), munições do tipo cluster com submunições anticarro e munições com sistema jammer. O alcance de fogo com projétil padrão é de cerca de 30 km e cerca de 40 km com projétil assistido por foguete.

 

2S19 MSTA-S

O 2S19 MSTA-S é uma viatura blindada de combate obuseiro autopropulsado. Estabelecido como a VBCOAP padrão do exército russo, o primeiro veículo foi produzido em 1989.

O armamento principal do 2S19 compreende um canhão de 152 mm com alcance entre 29 a 36km e capacidade de disparo de 6 a 8 tiros por minuto. A guarnição do obuseiro é composta por 5 militares.

 

Iskander-M SS-26 Stone

O Iskander-M SS-26 Stone é um sistema de mísseis desenvolvido na Rússia. É equipado com dois mísseis guiados, sendo cada um controlado em toda a trajetória de voo. Suas ogivas podem ser equipadas com munições alto-explosivas (HE), submunições, munição termobárica, além de cargas nucleares.

A mobilidade da plataforma de lançamento do Iskander torna difícil impedir um lançamento, e também evita que seja alvo de fogos de contrabateria. O computador de bordo do míssil recebe imagens do objetivo, trava a trajetória sobre o alvo e desce em direção a ele em velocidade supersônica. O Iskander-M tem um alcance de aproximadamente 500km.

 

Buk-M2

O Buk-M2 é um sistema de míssil terra-ar de alcance médio, projetado para defender tropas no terreno e instalações logísticas contra ameaças aéreas. O blindado pode engajar uma grande variedade de alvos, de aeronaves a mísseis que voam a uma altitude entre 10 e 22km. Possui um alcance máximo de 50km.

 

TOR-M2U

O TOR-M2U é uma sistema de mísseis de defesa aérea de curto alcance, equipado com melhores algoritmos para reconhecer, classificar e priorizar alvos. Além disso, consegue engajar quatro ameaças simultaneamente.

O TOR-M2U pode destruir alvos inimigos em movimento a uma altura de até 1.000m. Sua guarnição é composta por 3 militares.

 

K17 Bumerang

O K17 Bumerang é a viatura blindada de transporte de pessoa 8×8 projetada para substituir a antiga família BTR usada pelas forças armadas russas. O Bumerang K-17 é equipado com uma torre não tripulada acionada eletricamente, a qual está armada com o canhão automático 2A42 de 30mm, uma metralhadora coaxial 7,62mm e dois lançadores do mísseis guiados anticarro Kornet-EM em cada lado da torre.

 

TOR-M2DT

O TOR-M2DT é um sistema de mísseis de defesa aérea de curto alcance usando a estação de lançamento de míssil TOR-M2. O sistema é especialmente projetado para ser usado na região do Ártico, adaptado às severas condições climáticas, operando em temperaturas extremamente baixas e terrenos difíceis.

 

Pantsyr-S1

O Pantsyr-S1 é um sistema de mísseis / armas de defesa aérea projetado e fabricado pelas empresas de defesa russas KBP Instrument Design Bureau e Ulyanovsk Mechanical Plant.

O armamento de Pantsir-S1 consiste de doze mísseis guiados terra-ar e dois canhões automáticos de 30mm. O veiculo possui um radar capaz de detectar alvos aéreos a uma distância de mais de 30km.

 

S-400 Triumph

O S-400 Triumph é um sistema de mísseis terra-ar de longo alcance produzido pela Almaz-Antey. O S-400 entrou em serviço nas Forças Armadas Russas em 2007, substituindo o sistema de defesa aérea S-300. O míssil S-400 tem um alcance máximo de 400km e pode atingir alvos aéreos com alta precisão.

 

Uran-6 (MRTK-R)

O Uran-6 (MRTK-R) é um sistema de desminagem multifuncional não tripulado, versão do robô croata de limpeza de minas MV-4 Dok-Ing. O Uran-6 pode realizar o mesmo trabalho de aproximadamente 20 soldados de engenharia e realizar suas tarefas a uma distância segura de até 1km.

 

Uran-9

O Uran-9 é um Veículo Terrestre Não Tripulado (Unmanned Ground Vehicle – UGV) projetado, desenvolvido e fabricado pela empresa de defesa russa 766th UPTK. O Uran-9 é especialmente projetado para dotar unidades combinadas de combate, reconhecimento e contra-terrorismo.

O Uran-9 pode ser usado de forma totalmente autônoma em uma rota pré-definida, operado manualmente por um militar a partir de uma estação de controle instalada em caminhões ou ainda através de uma pequena estação de controle levada na mochila.

 

Patrol Kamaz

O Patrol Kamaz é uma viatura blindada resistente a minas projetada para transportar pessoal e equipamentos em terrenos acidentados e áreas hostis. O veículo é baseado no chassi da Kamaz.

Segundo a empresa Asteys, o Patrol pode ser empregado em uma ampla variedade de situações de combate, incluindo o combate urbano. Pode transportar até 10 passageiros (incluindo motorista) ou até 1.500kg de carga, e também pode ser equipado com um módulo de armas.

 

Yars RS-24

O Yars RS-24 é um míssil balístico intercontinental nuclear de fabricação russa que pode ser montado em caminhão transportador ou implantado em silos. A primeira produção do Yars começou em 2004.

O míssil usa um sistema de orientação aprimorado do sistema inercial e Glonass, com alcance mínimo de 2.000km e máximo de 10.500km. O míssil RS-24 pode ser armado com até 10 ogivas.

 

Korsar

O Korsar é um Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (SARP) de asa fixa. A sua versão atual foi projetada para reconhecer o terreno, realizar voos de patrulha e observação e realizar levantamentos aéreos em um raio de até 120 km.

O SARP é equipado com um motor capaz de desenvolver velocidades de até 150 km/h. O Korsar pesa 200 kg, tem uma envergadura de 6,5m e um comprimento de de 4,2m.

 

Katran

O Katran é um SARP de asas rotativas que pode atuar em todos os tipos de clima, transportando uma grande variedade de equipamentos. Pode ser utilizado como uma plataforma de reconhecimento ou de ataque, usando munições guiadas e não guiadas.

Esse SARP tem a capacidade de subir a uma altura de até dois quilômetros e alcançar velocidade de até 130km/h. O Katran tem capacidade de carga útil de 120 kg.

 

AM-1

O AM-1 foi o primeiro quadriciclo fabricado na Rússia. Ele foi projetado para uso pelas forças armadas e, a partir de 2015, vem sendo utilizado para conduzir ações de reconhecimento e patrulha, operações de busca e resgate em diferentes condições climáticas.

Fabricado pela empresa russa Russkaya Mekhanika, o AM-1 tem tração nas quatro rodas e é capaz de transpor obstáculos em terra e água, além de operar em temperaturas de até 30 graus negativos.

No capô está instalado um suporte para armamentos, podendo ser utilizado para metralhadora leve, fuzil de assalto, lançador de granada, fuzil de precisão ou ainda lançador de míssil guiado anticarro.

Fonte: A Forja 78

Publicação periódica do Centro de Instrução de Blindados General Walter Pires

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter