COBERTURA ESPECIAL - Russia Docs - Aviação

29 de Maio, 2017 - 13:30 ( Brasília )

Voa o MC-21 e Renasce a indústria aeronáutica civil russa?

O voo do MC-21-300, competidor do B737 e A320, traz as esperanças de renascimento da indústria aeronáutica civil russa



Essa é a expectativa com o primeiro voo do MC-21-300, nova geração de aeronave civil que tem um elevado potencial de exportação para competir com a Boeing e a Airbus. A Corporação Estatal ROSTEC, gigante industrial russa é a integradora é a integrador de muitos sistemas da nova aeronave.

O primeiro projeto civil de grande porte pós-União Soviética, voou pela primeira vez, no domingo, 28 de maio 2017. A aeronave foi pilotada pelos heróis da Rússia, pilotos de teste, Oleg Kononénko e Taskaev Roman. Kononenko afirmou: "O vôo de teste foi realizado com sucesso"; enquanto Taskaev acrescentou: "durante o vôo, todos os sistemas da aeronave funcionaram perfeitamente."

O primeiro vôo do MC-21 é um dos principais objetivos alcançados pela indústria aeronáutica civil russa no século 21. As empresas controladas pela ROSTEC ODK: KRET, Technodinamika e RT-Chemcomposite, têm participação ativa no projeto e desenvolvimento de componentes para a aeronave; dos motores e materiais compósitos para sistemas hidráulicos e sistemas de controle de combustível.

A Aviacapital-Service, controlada pela ROSTEC  já tem um acordo para comprar um lote de 50 aeronaves MC-21 para a companhia aérea russa Aeroflot, o que a torna a primeira e maior cliente da aeronave MC-21. Há contratos assinados para 85 aeronaves.

As expectativas da indústria aeronáutica russa com a exportação do MC-21-300 são altas, em primeiro lugar, os mercados a serem desenvolvidos são: sudeste da Ásia, América Latina, Índia e Oriente Médio. A ROSTEC trabalha há  longo tempo e com sucesso nestes mercados no âmbito da cooperação técnico-militar, como parte de projetos civis. Esta é a expectativa de organizações russas como a Corporação para Construção Aeronáutica (OAK), na promoção do MC-21 no exterior.

De acordo com as suas características técnicas de vôo e de performance de alto desempenho econômico, o MC-21 tem melhores dados que os seus competidores no mercado internacional: Boeing B737 e Airbus A320. O desenvolvimento da asa é peça chave para a performance da aeronave características técnicas. Compósitos poliméricos também foram desenvolvidos por empresas da Corporação ROSTEC. Esta é a primeira vez no mundo esse tipo de asa é criado para aeronaves narrow-body com capacidade para mais de 130 passageiros. As partes em materiais compósitos no MC-21 são mais de 30%, o que significa um feito único para esta classe de aeronaves.

As empresas ROSTEC também produzem componentes compostos para a cauda do avião. Partes do leme, do estabilizador vertical e o estabilizador fixo, feito de compostos de polímeros, asseguram a competitividade da aeronave. Uma característica especial é a ampla automação do processo de produção. O total de materiais compósitos na construção do MC-21 será  entre 30% e 40%. Além disso, as empresas da corporação estatal, fornecem partes essenciais do MC-21, peças em titânio (estrutura) e aviônicos.

O motor turbofan PD-14, é o primeiro motor desenvolvido inteiramente na Rússia nas últimas décadas. Um motor de teste de PD-14 voou em maio deste ano.

A aeronave foi projetada para atender às necessidades do segmento mais amplo do mercado de transporte aéreo, oferecendo capacidades que variam de 163 a 211 assentos. Graças ao diâmetro da fuselagem (o maior para o tipo de aeronaves narrow-body), o MC-21 irá dar aos passageiros um novo nível de qualidade e conforto. Esta solução irá expandir significativamente o espaço individual para cada passageiro, permitirá que ao pessoal de bordo atenda aos viajantes, e um passageiro possa ir ao banheiro. Também reduzirá o tempo nos aeroportos, nas operações de desembarque e embarque.

Graças à adoção de janelas maiores, iluminação natural para os passageiros será ampliado. Os passageiros irão desfrutar de uma pressão de ar mais confortável e um microclima melhorado.
 
E se nos referimos ao conforto dos pilotos, a nova cabina incorpora assentos totalmente ergonômicos e inovadores no projeto de aeronaves MC-21.

A redução dos custos de operação do MC-21 é previsto em torno de 12% a 15%, em relação aos seus similares.

As encomendas previstas de 175 unidades do MC-21, garantem uma perspectiva de produção para a próxima década.

Em 2016, a Corporação Estatal ROSTEC, apresentou a estratégia de formação do cluster de aviação. O principal objetivo é o aumentar todas as suas participações as vendas com uma taxa de crescimento de 11,9% no período entre 2015 a 2025.

Ao mesmo tempo, as empresas do cluster devem ampliar sua parte no mercado de construção de aeronaves na Rússia nos segmentos de produção de motores, helicópteros, componentes e aviônicos em 75 %.

Esses índices serão alcançados de forma paralela, graçaas ao desenvolvimento das capacidades dos serviços de pósvenda. Os centros de servçcos para aviões militares e de transporte, se encontram disponíveis na Rússia, Ásia, América Latina e África.

Os serviços de manutenção e pósvenda do novo avião MC-21, gozarão de um tratamento único e especial.

Nota DefesaNet

Mesmo começando por mercados que podem ser mais acessíveis os desafíos do MC-21 são enormes.  Enfrentar dois competidores estabilizados no mercado com aeronaves com projetos maturados e com os novos como o Airbus A-320Neo e o Boeing B-737 MAX.

As vantagens de economía serão muito analisadas pelo sensível mercado das companhias aéreas.

 

VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Gripen NG Brazil

Gripen NG Brazil

Última atualização 24 SET, 17:22

MAIS LIDAS

Russia Docs