Rússia testa armas radioeletrônicas

Os primeiros exemplares de armas radioeletrônicas baseados em novos princípios físicos, que não têm análogos no mundo, foram desenvolvidos e testados com sucesso na Rússia, disse um representante oficial da empresa russa Corporação Unida de Construção de Equipamentos (OPK, na sigla russa) durante a exibição militar ArmHaitek 2016.

Pela primeira vez, armas radioeletrônicas baseadas em novos princípios físicos foram demonstradas em setembro de 2016, no fórum técnico-militar EXÉRCITO 2016.

"Já foram desenvolvidos exemplares reais de tais armas e já provaram a sua eficiência. É um tipo de armas absolutamente novo que não tem análogos no país e, diria mesmo, em todo o mundo", disse a fonte aos jornalistas.

Segundo o representante da OPK, uma caraterística especial da nova arma é que neutraliza o equipamento do inimigo sem meios de destruição tradicionais – projéteis – mas através de fluxos de energia dirigida. "Provoca uma influência indireta física sobre o equipamento de aviões, drones e neutraliza armas de alta precisão", destacou.


Rússia lidera no fornecimento de armas avançadas à Índia

Moscou é o líder na área de fornecimento de armas de nova geração à Índia, de pesquisas conjuntas, bem como na produção militar com esse país, informou o presidente russo, Vladimir Putin, em entrevista à Sputnik e à agência de notícias IANS.

Segundo Putin, "a construção do míssil de cruzeiro supersônico BrahMos e a elaboração do novo caça de quinta geração são um dos projetos conjuntos que gozam de maior sucesso".

"Vale acrescentar que muitos projetos russos na Índia não somente possuem importância em termos comerciais, mas também desempenham um papel social e econômico significativo para as economias de ambos os países. Eles harmonizam com o novo programa de industrialização, proposto por [Narendra] Modi [primeiro-ministro indiano]."

Há muito tempo, Rússia e Índia mantêm rica experiência de cooperação na área técnico-militar, com a Índia sendo a maior importadora de armas russas. Segundo estimativas do Centro de Análise do Comércio Mundial de Armas, as armas de produção soviética e russa correspondem a 70% de todo o arsenal defensivo da Índia.

Em 2014, a Rússia forneceu à Índia uma quantidade de armas que equivale a 4,7 bilhões de dólares, calcula o Serviço Federal para Cooperação Técnico-Militar da Rússia (FSMTC).

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter