Fabricante militar russa prepara expansão para mercado de equipamento civil

A Rostec tem um plano ambicioso para aumentar vendas civis de equipamento militar em 50% com ajuda dos designers que devem transformá-lo em peças de moda de última tendência.

A Rostec, empresa estatal russa, está em busca de agências de design privadas para cooperar na elaboração de design de roupa e acessórios feitos para militares, informou o jornal russo Izvestia.

O diretor de Pesquisa Estratégica e de Comunicações da Rostec, Vasily Brovko, disse ao jornal que a corporação desenvolve uma série de peças inteligentes para o exército e forças especiais que podem ser usadas pelos objetivos civis. A corporação visa aumentar a produção de peças inteligentes de uso civil em 50%.

Opeka-3, uma combinação de pulseira médica e aparelho de telecomunicação

O equipamento militar inclui Opeka-3, que é uma combinação de pulseira médica e aparelho de telecomunicação. O dispositivo pode determinar o ritmo cardíaco e outras caraterísticas físicas, enviando os resultados ao médico. Além disso, há o binóculo de grande alcance B-SH 2 e o sistema de comunicações especiais GSSH-29 que permite ao usuário receber mensagens de rádio e telefone abafando ruídos de fundo até 155 decibéis.

GSSH-29, sistema de comunicações especiais

Brovko disse que é a culpa parcial do fato de que há falta de designers industriais porque 70% de designers trabalham com gráfica, e os outros – com design interior, embalagem e na mídia.

Em resultado, os próprios engenheiros devem elaborar o design de equipamento enquanto muitos designers talentosos que gostam conceitos de design futurísticos não são envolvidos na produção.

Mais cedo, a Rostec e Instituto de Pesquisa Científica russa de Estética Técnica anunciaram um concurso de design industrial com o prêmio de 6,8 mil dólares.

O concurso será terminado em 27 de junho de 2015 e os melhores trabalhos serão apresentados na Feira de Comércio Industrial marcada para julho em Ekaterinburgo (nos Urais). Os participantes do evento votarão para eleger vencedores que terão a chance de assinar o contrato com a Rostec.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter