Ministro da Rússia destaca aumento do nível de maturidade na gestão de Projetos Industriais

O vice-ministro de Indústria e Comércio da Federação da Rússia, Glev Nikitin, comentou sobre as principais ferramentas e soluções utilizadas na gestão de projetos. O discurso foi feito durante o 29º Congresso Mundial da Associação Internacional de Gerenciamento de Projetos (IPMA, na sigla em inglês) que ocorre no Panamá.

Durante a palestra “Projetos de Engenharia e Infraestrutura do Ministério de Indústria e Comércio da Rússia: Balanço sobre a Gestão Estratégica e Operacional”, Nikitin destacou que a ideia principal é promover o equilíbrio adequado entre a gestão estratégica e operacional dos projetos. “Nosso objetivo principal, junto com a regulação, é apoiar o desenvolvimento tecnológico e inovador nas empresas.

Neste sentido, iniciamos anualmente novos projetos. O Ministério já controla e financia milhares de contratos. Apenas no processo de substituição das importações, existem 2.200 projetos que podemos reduzir a 400, tudo sem perder a qualidade no resultado final”, afirma o vice-ministro.

Segundo a autoridade, todos os setores produtivos do país – desde a indústria química e farmacêutica à construção naval e aeronáutica – passam por uma reestruturação em seus complexos projetos de infraestrutura e engenharia para fabricar produtos competitivos de alta tecnologia.

Nikitin ainda destacou que o governo leva a sério a melhora na eficiência e eficácia dos projetos. Durante o discurso, o vice-ministro ainda destacou que o Ministério é transparente na promoção de negócios na Rússia por meio da criação e implementação de um sistema automatizado de monitoramento de projetos que, por sua vez, é coordenado pelo novo Departamento de Desenvolvimento Estratégico e Gestão de Projetos. “Esta ferramenta permitirá obter maior transparência de nossos projetos, agilizando a obtenção de informações e garantindo a identificação proativa de riscos e desafios”, explica Nikitin.

Nesse sentido, o Ministério das Indústrias e Comércio da Rússia elaborou diversas e importantes iniciativas. Entre elas, está: a atualização dos padrões profissionais e acadêmicos; a formação de uma comunidade de especialistas em gestão de projetos industriais; e a criação de um sistema de certificação voluntária para as empresas na gestão de projetos industriais – com o objetivo de criar as condições necessárias para a formação de uma comunidade saudável e competitiva, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de uma cultura de projetos entre as empresas do setor.

As principais lideranças dos maiores grupos empresariais da Ásia, América do Norte e América Latina estiveram presentes no discurso do vice-ministro. O Ministério das Indústrias e Comércio da Rússia representou o poder executivo do país no Congresso Mundial de Gestão de Projetos realizado no Panamá.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter