COBERTURA ESPECIAL - Riots - Segurança

21 de Dezembro, 2021 - 00:30 ( Brasília )

RIOTS - CML realiza Estágio de Emprego de Tropas em Operações de Controle de Distúrbios



 
Rio de Janeiro (RJ) – O Comando Militar do Leste (CML) realizou, entre os dias 6 e 10 de dezembro, o Estágio de Emprego de Tropas em Operações de Controle de Distúrbios (OCD). O evento ocorreu nas instalações do 2º Regimento de Cavalaria de Guarda (2º RCG) e no Campo de Instrução de Gericinó (CIG).

Além do 2º RCG, participaram do estágio o 1º Batalhão de Guardas (1º BG), o 1º Batalhão de Polícia do Exército (1º BPE) e também o 11º Batalhão de Polícia do Exército (11º BPE) da 1ª Divisão de Exército (1ª DE).



O estágio teve como objetivo padronizar procedimentos relativos ao planejamento, preparo e emprego de tropa a pé e hipomóvel em OCD e capacitou 80 militares.

Ao longo da semana, foram realizadas instruções teóricas, tais como:

 

- regras de engajamento para emprego da Força-Tarefa de Choque (FT);
- técnicas e procedimentos do emprego integrado da tropa a pé e a cavalo em operação de controle de distúrbios, e,
- peculiaridades de equipamentos de tecnologia não letal utilizados em situações de controle de distúrbios.

 


Na manhã do dia 9, foi realizada, no Parque Equestre General Eloy Menezes, uma apresentação de materiais por representantes da Empresa Condor Tecnologias não Letais. Produtos como dispositivo elétrico impactante, granadas de luz e som, spray não inflamável, além do protótipo de drone, compuseram a demonstração. Na parte da tarde, instrutores e instruendos participaram de uma simulação de controle de distúrbios.

O exercício prático contou com técnicas de dessensibilização de cavalos, que torna os animais aptos a operar em ambientes de distúrbios; disparador de granadas com agentes irritantes e munições de borracha; e utilização de cães adestrados para OCD. Ao término do exercício, foram realizadas manobras gradativas para dispersar a multidão e retomar o ambiente de distúrbio, empregando o binômio Cavalaria-Infantaria.
 
Entre as autoridades, estavam presentes o Comandante da 1ª Divisão de Exército (1ª DE), General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos; e o Subchefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, Coronel Rego Barros.







VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


US RU OTAN

US RU OTAN

Última atualização 19 MAI, 11:11

MAIS LIDAS

Riots