China alerta EUA de consequências por lei sobre Hong Kong

A China alertou os Estados Unidos nesta quinta-feira de que irá adotar “contramedidas firmes” em resposta à legislação dos EUA apoiando manifestantes contrários ao governo em Hong Kong, e disse que tentativas de interferir na cidade comandada pela China estão destinadas a falhar.

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou em lei na quarta-feira uma legislação do Congresso que defende os manifestantes, apesar das objeções de Pequim, com a qual Trump busca um acordo para acabar com a guerra comercial.

A lei exige que o Departamento de Estado certifique, ao menos anualmente, que Hong Kong é autônomo o suficiente para justificar termos comerciais favoráveis com os EUA que ajudaram a cidade a se tornar um centro financeiro mundial Também ameaça sanções por violações de direitos humanos.

Pequim alertou que os EUA devem arcar com as consequências das contramedidas da China se continuar a “agir arbitrariamente” em relação a Hong Kong, disse o Ministério das Relações Exteriores em comunicado.

O vice-chanceler chinês, Le Yucheng, também convocou o embaixador norte-americano, Terry Branstad, nesta quinta-feira e exigiu que Washington pare imediatamente de interferir nas questões domésticas da China.

China pode banir autores de lei dos EUA que apoia manifestantes de Hong Kong, diz editor do Global Times

A China está ponderando banir de seus territórios os autores da lei dos Estados Unidos que apoia manifestantes de Hong Kong, o que inclui a parte continental chinesa além de Macau e Hong Kong, disse o editor-chefe do Global Times, Hu Xijin, nesta quinta-feira.

Hu, em um tuíte, não deu mais detalhes sobre a medida e não disse como obteve a informação. O Global Times é publicado pelo Diário do Povo, jornal oficial do governista Partido Comunista da China.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter