Repórteres terão treinamento para cobrir protestos em Brasília

Redação Comunique-se

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal promoverá oficina para profissionais de imprensa que atuam em manifestações. Jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas podem participar. Pioneiro no país, o treinamento será realizado em 15 e 16 de agosto com o comando de oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

 
"O nosso objetivo é ajudar a imprensa a fazer o trabalho dela com segurança, até porque a cobertura que fazem é bem-vinda e democrática, e queremos auxiliar para que a façam sem se ferirem", destacou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, à Agência Brasília. A Secretaria de Comunicação enviará convites para o treinamento, por e-mail, a partir desta segunda-feira, 29. 
 
O curso terá duração de oito horas por dia e contará, inicialmente, com a participação de 20 profissionais da imprensa. Jornalistas de vários veículos ficaram feridos durante a cobertura de protestos realizados em todo o país desde junho, o que motivou a criação da oficina, de acordo com o secretário.
 
Entre os procedimentos de segurança abordados no curso, o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Wilton de Melo, um dos responsáveis pela capacitação, destaca a importância da proteção. "Nas incursões, o policial utiliza colete, óculos, escudo, joelheira e capacete. Há toda uma preocupação. O profissional da imprensa se preocupa com a câmera ou seu instrumento de trabalho e nada mais", disse.
 
O conteúdo aborda também a conceituação de distúrbios e manifestações, instrução tática individual, noções de mediação e negociação e socorros de urgência.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter