Comando Conjunto Leste monta dois postos de vacinação contra a covid-19 no Rio de Janeiro

O Comando Conjunto Leste (Cmdo Cj L) montou dois postos de vacinação contra a covid-19 no Rio de Janeiro. O primeiro foi inaugurado no último dia 9, na Vila Militar, em Deodoro. Já o segundo foi inaugurado no dia 12, no Museu Militar Conde de Linhares, em São Cristóvão. Todos os postos funcionam das 8h às 17h, de segunda a sábado, e seguem o calendário previsto no plano de vacinação estipulado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, incluindo grupos, faixa etária e doses de vacinas. As atividades nos postos são realizadas em apoio à Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.

No próximo dia 16, o terceiro posto será ativado em frente ao Palácio Duque de Caxias, na região da Central do Brasil, por onde circulam milhares de pessoas. A ação tem o objetivo de aumentar o número de pessoas vacinadas e dar ainda mais celeridade ao processo de imunização da população carioca, somando esforços com as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio).

Para marcar a inauguração, estiveram presentes o representante do Cmdo Cj L, General de Brigada Carlos Augusto Ramires Teixeira, e o Secretário Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz. Eles visitaram a estrutura montada pelos militares do Exército Brasileiro por meio do 1º Batalhão de Guardas (1º BG) e ressaltaram a importância da parceria entre as instituições.

“O Comando Conjunto Leste está completamente integrado ao plano de vacinação. E é uma grande satisfação poder auxiliar a cidade do Rio de Janeiro e ampliar o número de vacinações previstas para este ano”, ressaltou o General Ramires.

Montagem

No dia 5 de abril, a capacitação das equipes de militares junto a clínicas e centros de saúde do município e a montagem das estruturas dos novos postos foram iniciadas, tudo de acordo com os protocolos sanitários previstos. Cerca de 200 militares do Cmdo Cj L estão sendo empregados nos novos postos espalhados inicialmente pela capital fluminense, intensificando ainda mais suas ações de combate ao coronavírus.

A ação entre o Cmdo Cj L e a prefeitura considerou o fácil acesso, o apoio logístico e as estruturas das organizações militares para iniciar essa fase da vacinação contando com o apoio das Forças Armadas no município. Dessa forma, foi agilizada a montagem dos pontos, permitindo que mais pessoas sejam vacinadas.

Ainda no mês de abril, por intermédio da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, o Cmdo Cj L montará mais postos de vacinação em diversas regiões da cidade.

Emoção e elogio

A primeira pessoa a receber a vacina no posto do Museu Militar Conde de Linhares foi a aposentada Lucia Maria de Oliveira. A sensação de alívio e a esperança por dias melhores foram os principais sentimentos que ela conseguiu expressar. “Sigo esperando que tudo isso realmente termine, que realmente encontrem a solução para esse problema terrível que nós estamos passando. Se esse é o primeiro passo, que seja dado”, disse ela.

A aposentada Jurema Dias de Moura explicou o que sentiu após ser vacinada. “É como abrir a gaiola para a gente poder sair. A liberdade é tudo na vida da gente”, disse, elogiando o apoio logístico do Exército. “Maravilhoso. Tudo aqui é pertinho, especialmente o transporte. Ficou ótimo”, completou.

Emocionadas, a aposentada Rosana Quintanilha e a boleira Suely Faria Mendes de Araújo choraram ao tomar a primeira dose da vacina e parabenizaram o Exército pelo apoio. “É maravilhoso porque eu acho que o Exército é muito organizado. A estrutura é muito boa e fui muito bem recebida. Eu estava com muito medo da pandemia, mas graças a Deus tomei minha vacina", disse Rosana. “Fiquei muito emocionada. O apoio dos militares foi excelente mesmo. Ótimo. Muito rápido. Atendimento maravilhoso”, salientou Suely.

Cmdo Cj L

O Cmdo Cj L é uma estrutura criada pelo Ministério da Defesa no início da pandemia e integrada por militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira que atuam nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Há um ano, desde o início da pandemia, o Cmdo Cj L vem empreendendo diversas ações de prevenção à covi-19 e seu controle, como desinfecção de locais públicos, remoção de pacientes e transporte de material hospitalar. Sua atuação ocorre não apenas nos estados de sua área de abrangência mas também em diversos estados brasileiros em parceria com outros Comandos Conjuntos.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter