COBERTURA ESPECIAL - Pandemic War - Terrestre

14 de Abril, 2021 - 10:10 ( Brasília )

Comando Conjunto Leste monta dois postos de vacinação contra a covid-19 no Rio de Janeiro


O Comando Conjunto Leste (Cmdo Cj L) montou dois postos de vacinação contra a covid-19 no Rio de Janeiro. O primeiro foi inaugurado no último dia 9, na Vila Militar, em Deodoro. Já o segundo foi inaugurado no dia 12, no Museu Militar Conde de Linhares, em São Cristóvão. Todos os postos funcionam das 8h às 17h, de segunda a sábado, e seguem o calendário previsto no plano de vacinação estipulado pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, incluindo grupos, faixa etária e doses de vacinas. As atividades nos postos são realizadas em apoio à Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro.

No próximo dia 16, o terceiro posto será ativado em frente ao Palácio Duque de Caxias, na região da Central do Brasil, por onde circulam milhares de pessoas. A ação tem o objetivo de aumentar o número de pessoas vacinadas e dar ainda mais celeridade ao processo de imunização da população carioca, somando esforços com as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio).

Para marcar a inauguração, estiveram presentes o representante do Cmdo Cj L, General de Brigada Carlos Augusto Ramires Teixeira, e o Secretário Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz. Eles visitaram a estrutura montada pelos militares do Exército Brasileiro por meio do 1º Batalhão de Guardas (1º BG) e ressaltaram a importância da parceria entre as instituições.

“O Comando Conjunto Leste está completamente integrado ao plano de vacinação. E é uma grande satisfação poder auxiliar a cidade do Rio de Janeiro e ampliar o número de vacinações previstas para este ano”, ressaltou o General Ramires.

Montagem

No dia 5 de abril, a capacitação das equipes de militares junto a clínicas e centros de saúde do município e a montagem das estruturas dos novos postos foram iniciadas, tudo de acordo com os protocolos sanitários previstos. Cerca de 200 militares do Cmdo Cj L estão sendo empregados nos novos postos espalhados inicialmente pela capital fluminense, intensificando ainda mais suas ações de combate ao coronavírus.

A ação entre o Cmdo Cj L e a prefeitura considerou o fácil acesso, o apoio logístico e as estruturas das organizações militares para iniciar essa fase da vacinação contando com o apoio das Forças Armadas no município. Dessa forma, foi agilizada a montagem dos pontos, permitindo que mais pessoas sejam vacinadas.

Ainda no mês de abril, por intermédio da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, o Cmdo Cj L montará mais postos de vacinação em diversas regiões da cidade.

Emoção e elogio

A primeira pessoa a receber a vacina no posto do Museu Militar Conde de Linhares foi a aposentada Lucia Maria de Oliveira. A sensação de alívio e a esperança por dias melhores foram os principais sentimentos que ela conseguiu expressar. “Sigo esperando que tudo isso realmente termine, que realmente encontrem a solução para esse problema terrível que nós estamos passando. Se esse é o primeiro passo, que seja dado”, disse ela.

A aposentada Jurema Dias de Moura explicou o que sentiu após ser vacinada. “É como abrir a gaiola para a gente poder sair. A liberdade é tudo na vida da gente”, disse, elogiando o apoio logístico do Exército. “Maravilhoso. Tudo aqui é pertinho, especialmente o transporte. Ficou ótimo”, completou.

Emocionadas, a aposentada Rosana Quintanilha e a boleira Suely Faria Mendes de Araújo choraram ao tomar a primeira dose da vacina e parabenizaram o Exército pelo apoio. “É maravilhoso porque eu acho que o Exército é muito organizado. A estrutura é muito boa e fui muito bem recebida. Eu estava com muito medo da pandemia, mas graças a Deus tomei minha vacina", disse Rosana. “Fiquei muito emocionada. O apoio dos militares foi excelente mesmo. Ótimo. Muito rápido. Atendimento maravilhoso”, salientou Suely.

Cmdo Cj L

O Cmdo Cj L é uma estrutura criada pelo Ministério da Defesa no início da pandemia e integrada por militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira que atuam nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
Há um ano, desde o início da pandemia, o Cmdo Cj L vem empreendendo diversas ações de prevenção à covi-19 e seu controle, como desinfecção de locais públicos, remoção de pacientes e transporte de material hospitalar. Sua atuação ocorre não apenas nos estados de sua área de abrangência mas também em diversos estados brasileiros em parceria com outros Comandos Conjuntos.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Nuclear

Nuclear

Última atualização 25 JAN, 23:00

MAIS LIDAS

Pandemic War