Fuzileiros Navais realizam ações contra a Covid-19

O Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande (GptFNRG), em prol da missão de enfrentamento à Covid-19, tem realizado atividades desde o início da pandemia, como as ações em apoio às Prefeituras Municipais de Rio Grande (PMRG) e de São José do Norte, ambas no Rio Grande do Sul.

No período de agosto de 2020 a março de 2021, o GptFNRG prestou apoio logístico à PMRG, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária do município, com a montagem de barracas para triagem em hospitais e apoio à vacinação.

A Equipe de Resposta Rápida de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, realizou, desde março de 2020, 695 ações de desinfecção em instalações públicas, unidades militares, hospitais e logradouros com grande circulação de pessoas, bem como em materiais a serem utilizados pela PMRG e pela Universidade Federal do Rio Grande, que apoia o Programa Antártico Brasileiro.

O GptFNRG apoiou também o Centro de Convívio dos Meninos do Mar, o Programa Forças no Esporte e a 18ª Coordenadoria Regional de Educação com a realização da entrega de 6.131 cestas básicas, aproximadamente 160 toneladas de alimentos, às famílias dos alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, com o emprego de pessoal e caminhões.

O Grupamento ainda realiza o Estágio de Qualificação Técnica Especial de Atuação Contra a Proliferação da Covid-19, por meio do qual já capacitou 156 militares da Marinha e de outras forças, para realizar ações de desinfecção e combate ao coronavírus.

2° Batalhão de Operações Ribeirinhas realiza descontaminação preventiva em órgãos públicos no Pará

A Marinha realizou descontaminação biológica em quatro órgãos públicos no Pará, por meio da Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas, composta por 14 Fuzileiros Navais, nos dias 29 e 30 de março.

Em Ananindeua (PA), as descontaminações ocorreram nos Centros de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil. Já na capital paraense, as instituições beneficiadas foram o Batalhão da Polícia Militar e a Agência Reguladora Municipal de Belém. Durante as ações, foram priorizadas instalações e viaturas.

Fuzileiros Navais atuam na descontaminação de combate à Covid-19 na Prefeitura do Guarujá

O Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de Santos (GptOpFuzNav-Santos), em apoio ao Comando do 8º Distrito Naval realizou, no dia 04 de abril, a descontaminação preventiva nos Paços Municipais Raphael Vitiello e Moacir dos Santos Filho, na Prefeitura Municipal de Guarujá, região litorânea de São Paulo.

As ações foram conduzidas por militares do GptOpFuzNav-Santos, capacitados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica como parte de Operação “Covid-19”, do Ministério da Defesa.

Fuzileiros Navais realizam ação de descontaminação em escola pública na Ilha do Governador

O Comando da Divisão Anfíbia coordenou, no dia 29 de março, a descontaminação preventiva nas áreas comuns da Escola Estadual Rotary, situada no bairro Freguesia, na Ilha do Governador (RJ).

Conduzida pelo 1º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais, composto por militares capacitados em defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, a ação contribui para os esforços da Marinha, por meio do Corpo de Fuzileiros Navais, na prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus.

Está prevista, em abril, mais uma visita da equipe de descontaminação do Batalhão Riachuelo, na Escola Municipal Cuba, localizada no bairro do Zumbi, na Ilha do Governador.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter