Aeronaves da FAB transportam isocontainer e pacientes na região Norte do País

Tenente Raquel Alves

A Força Aérea Brasileira (FAB) continua prestando apoio às missões da Operação COVID-19. Nessa sexta-feira (19), três aeronaves realizaram transporte de oxigênio e pacientes na região Norte do País. Um KC-390 Millennium, operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT) – Esquadrão Zeus, transportou um isocontainer pesando 15 toneladas, contendo o equivalente a 51 metros cúbicos de volume.

A decolagem da Base Aérea de Manaus (BAMN) ocorreu às 13h40 (horário de Brasília) e o pousou na Base Aérea de Porto Velho (BAPV) foi às 14h30. O equipamento será utilizado para o abastecimento de oxigênio em hospitais da rede pública e privada do Estado de Rondônia. A ação visa atender aos pacientes internados pela contaminação de COVID-19 e foi coordenada, conjuntamente, pelo Ministério da Saúde, Ministério da Defesa e Governo do Estado de Rondônia. 

O Comandante da Ala 2, Coronel Aviador Gustavo Pestana Garcez, responsável pela supervisão e pelo preparo do 1º GTT, enfatizou a importância da missão de apoio ao Estado. “Dedicamos permanentemente o esforço de nosso efetivo e de nossas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, no enfrentamento da pandemia do COVID-19”, concluiu.

Para o Chefe da Seção de Operações do 1º GTT e Comandante da missão, Major Aviador Bruno Américo Pereira, essa é uma oportunidade de estabelecer o suporte logístico de oxigênio para o Estado de Rondônia com a aeronave KC-390 Millennium. “É sempre motivo de orgulho e uma tarefa muito gratificante para o Esquadrão ajudar a população Brasileira”, destacou o Oficial.

De acordo com o Superintendente do Ministério da Saúde em Rondônia, Ivo Mendonça, o oxigênio recebido será utilizado para o abastecimento de todos os 52 municípios de Rondônia. "O Ministério da Saúde vai realizar esse trabalho em conjunto com a Força Aérea Brasileira enquanto perdurar essas necessidades de abastecimento de oxigênio aos pacientes internados. Daremos todo o apoio”, afirma.

Transporte de pacientes

Com o objetivo de minimizar os impactos no sistema de saúde da região Norte, dois C-105 Amazonas da FAB, operados pelo Primeiro Esquadrão do Nono Grupo de Aviação – Esquadrão Arara (1º/9º GAV), transportaram 18 pacientes infectados pela COVID-19. O primeiro voo saiu de Porto Velho (RO), transportando 15 pessoas, às 02h10 horas (horário de Brasília) e pousou em Manaus (AM), às 04h15 horas.

Já a segunda aeronave, decolou de Rio Branco (AC) às 01h30 horas (horário de Brasília) e, pousou na capital manauense às 04h25 horas, com três pacientes.

"Estar nesse cenário nos dá percepção real da necessidade dessas famílias que têm a FAB como sua esperança ", disse o Chefe da Seção Aeromédica do Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN), Capitão  Médico Waldyr Moysés de Oliveira Junior.

FAB transporta oito pacientes recuperados da COVID-19 para Rondônia

Oito pacientes recuperados da COVID-19 foram transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB), neste domingo (21), do estado do Espírito Santo (ES) para Rondônia (RO). Eles haviam sido transferidos para o Hospital Estadual Jayme dos Santos, na cidade de Serra (ES), para dar continuidade ao tratamento contra o vírus. 

Um C-97 Brasilia, operado pelo Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) – Esquadrão Condor, decolou da cidade de Vitória (ES) às 11h00 horas e pousou em Brasília (DF) às 13h05, para abastecimento. Na sequência, o avião decolou às 14h20, rumo à Base Aérea de Porto Velho (BAPV), e pousou às 18h05 horas (horário de Brasília).  

Izabel Maria Meireles, uma das pacientes recuperadas, agradeceu o apoio da FAB no retorno ao seu Estado. "Voltar para casa curada da COVID-19 é uma sensação maravilhosa. Agradeço a todos do Hospital Jayme dos Santos que cuidaram de mim e à Força Aérea Brasileira por me trazer de volta ao meu lar", disse.

"Estamos aliviados por estarmos recuperados dessa doença que vem assolando o mundo. Além disso, hoje estou muito mais feliz pela Força Aérea poder nos dar esse apoio e nos levar de volta para nossas casas, em Rondônia. Muito obrigado, FAB!", agradeceu o rondonense Avelino Gonçalves que também estava no voo. 

Com o objetivo de minimizar os impactos no sistema de saúde da região Norte, a FAB já realizou o transporte de mais de 750 pacientes dos estados do Amazonas (AM), Rondônia (RO) e Roraima (RR) para outras localidades do Brasil. O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) é a Organização responsável pelo acionamento das aeronaves para o cumprimento das missões.

Operação COVID-19

O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19. Proteger os cidadãos é uma das funções precípuas das Forças Armadas. Nesse intuito, o Ministério da Defesa, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira enfrentam, juntos, o novo Coronavírus no País. A Operação ocorre em um espaço territorial de grandes proporções, nas 27 unidades federativas, com características e necessidades diferentes, e com uma população de cerca de 210 milhões de pessoas.

As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, dentre outras. Na execução dessas atividades, as Forças Armadas estão mobilizadas no combate à Covid-19, em apoio às ações do Ministério da Saúde, desde 20 de março de 2020. Para isso, foram ativados 10 Comandos Conjuntos para coordenar a atuação das Forças Armadas nos respectivos estados, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), permanentemente ativado, para prover o suporte aéreo na condução das ações.

Com colaboração da Tenente Rebeca – Fotos: Tenente Bruna/Ala 8; Tenente Receba/BAPV; Capitão Waldyr/HAMN; Tenente Derek / 1º/2º GT

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter