Esquadrão da FAB transporta respiradores para hospitais da região Sul do País

Tenente Daniela Etchart E Capitão Oliveira Lima


Um C-95 Bandeirante da Força Aérea Brasileira (FAB), pertencente ao Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA), realizou nesta quinta-feira, dia 18 de março, o transporte de 20 respiradores de Canoas para Santa Maria, ambos municípios do Estado do Rio Grande do Sul (RS). Os equipamentos serão utilizados em pacientes no tratamento de COVID-19, nas Unidades de Saúde das cidades de Santa Maria, Santiago e Uruguaiana.

O Instituto Cultural Floresta (ICF), de Porto Alegre, Instituição sem fins lucrativos que visa arrecadar doações entre a iniciativa privada e a sociedade civil, foi o responsável por disponibilizar os respiradores. "Toda essa logística de arrecadação de doações já vem sendo feita desde o início da pandemia. Nossa missão é servir de elo entre grandes empresas que possam doar à Instituições ou Poder Público que necessite receber”, disse o Diretor de Operações do ICF, Carlos Eduardo Viana.

O Comandante da aeronave, Tenente Aviador Yohran Stogmüller Passos, comentou sobre o cumprimento da missão. "O Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo estará sempre disponível para transportar respiradores, oxigênio ou vacinas para ajudar pessoas que tanto necessitam nesse período de pandemia”, disse o Oficial.

De acordo com o Presidente do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA), Henri Chazan, "a doação desses respiradores veio em boa hora devido ao agravamento da doença e a superlotação nos hospitais. Com isso, serão abertos mais 20 leitos de UTI no Estado”, comentou.

Além do ICF que arrecadou os respiradores ao Estado do Rio Grande do Sul, e da FAB pelo transporte aéreo logístico, a Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul também participou da ação, cedendo o caminhão para o transporte e escolta da carga até as Unidades de Saúde de destino.

Fotos: Tenente Daniela Etchart / Ala3

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter