COBERTURA ESPECIAL - Pandemic War - Aviação

15 de Março, 2021 - 09:20 ( Brasília )

KC-390 Millennium transporta Hospital de Campanha para Porto Alegre

Aeronave transportou aproximadamente 8,4 toneladas da estrutura do Hospital de Campanha do Exército de Manaus (AM) para Canoas (RS)

Uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) transportou, na madrugada desta sexta-feira (12), a estrutura de um dos módulos do Hospital de Campanha do Exército Brasileiro (H CMP) que será instalado em Porto Alegre (RS). O módulo destinado à capital gaúcha adicionará novos leitos de UTI e clínicos. O H CMP será instalado anexo ao Hospital Restinga e Extremo-Sul, para atendimento aos pacientes com COVID-19.

A FAB vem atuando em várias ações destinadas ao combate do novo Coronavírus no País, como o transporte de insumos, materiais, oxigênio, vacinas e pacientes.

O Hospital de Campanha é uma unidade móvel e conta atualmente com dois módulos, sendo que um permanece em Manaus (AM), em apoio à população local.

O FAB 2855, decolou da capital amazonense com a estrutura que pesa aproximadamente 8,4 toneladas e pousou na Ala 3, em Canoas (RS), às 4h30 da manhã (Horário de Brasília). O transporte e a montagem dessa instalação será realizado via terrestre por militares do Exército Brasileiro e tem como objetivo atender prontamente à solicitação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por mais leitos hospitalares.

"No momento em que verificamos um aumento cinco vezes maior dos casos de COVID-19 em relação aos picos anteriores, o que demonstra que vivenciamos uma nova epidemia, a ação do Comando Militar de auxiliar o nosso Estado com o hospital de campanha, e da Aeronáutica no transporte de todos os equipamentos, torna-se essencial na busca por atender a população e salvar vidas", disse a Secretária da Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann.

A Coronel Médica Ocilene Vargas Pereira, Comandante do Hospital de Campanha, explica que a estrutura permite que os leitos clínicos sejam transformados em UTIs. "A característica do H CMP é a rápida mobilidade. A área é perfeita, um terreno sólido, que tem proximidade do hospital para prestar todo apoio necessário", disse.

Operação COVID-19

Por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), a FAB cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos do novo Coronavírus no sistema de saúde. O Transporte Aéreo Logístico da FAB integra as ações da Operação COVID-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em uma cooperação com o Ministério da Saúde.

O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19.

Fotos: Daniela Etchart / Ala 3


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Expansão Chinesa

Expansão Chinesa

Última atualização 17 SET, 11:11

MAIS LIDAS

Pandemic War