Estudantes de saúde podem ser convocados ao alistamento militar

O alistamento militar oferece condições especiais para a prestação do serviço obrigatório por estudantes de medicina, farmácia, odontologia ou veterinária. Ao completarem 18 anos, todos os cidadãos do sexo masculino devem se apresentar nas organizações militares, mas o ingresso nas Forças Armadas pode ser adiado para alunos dos cursos citados, conforme a Lei Nº 5.292, de 8 de junho de 1967.

O coordenador da Seção de Serviço Militar no Ministério da Defesa, Coronel Márcio Limieri de Lima, explica que os jovens prestarão o serviço militar no último semestre da faculdade ou quando recém-formados. Ele destaca que é um direito ao adiamento e não à dispensa definitiva do serviço.

“Os formandos devem verificar se há alguma pendência na organização militar mais próxima. Quem teve sua incorporação adiada, deverá participar de um processo seletivo para servir a pátria como Oficiais na área de saúde”, orienta o Coronel.

As mulheres, diplomadas em um dos quatros cursos, também podem prestar o serviço militar em organizações da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica, mas na condição de voluntárias. Apenas em situação de guerra, elas serão convocadas de modo obrigatório, assim como profissionais religiosos.

A expectativa é que em março, cerca de 2.300 médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários sejam incorporados às Forças Armadas. O Coronel Limieri esclarece que esses profissionais prestarão serviço por tempo determinado.

“Eles permanecem por um período de um ano e chegam ao final do ano no posto de tenente. E ao término desse período, havendo interesse de ambas as partes, eles poderão continuar por mais sete anos”. Neste ano, o alistamento militar para os diplomados ocorrerá entre 23 de agosto a 30 de novembro no site www.alistamento.eb.mil.br. No caso do público geral, a inscrição iniciou em 2 de janeiro e segue até 30 de junho.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter