COBERTURA ESPECIAL - Pandemic War - Terrestre

10 de Março, 2021 - 10:35 ( Brasília )

Imprensa acompanha vacinação contra a covid-19 em comunidades indígenas


Nos dias 2 a 4 de março, uma comitiva formada por profissionais de meios de comunicação convidados pelo Ministério da Defesa acompanhou as ações de combate à covid-19 em terras indígenas na Amazônia Brasileira. Partindo de Brasília (DF), o grupo enfrentou 11 horas de voo até chegar ao 1º Pelotão Especial de Fronteira da 2ª Brigada de Infantaria de Selva (1º PEF/2ª Bda Inf Sl), em São Gabriel da Cachoeira (AM).

Os profissionais das emissoras de televisão Bandeirantes, Globo, Tokyo Broadcasting System (TBS do Japão); da revista Veja; das agências Reuters, Zema Press, Jiji Press (Japão), Xinhua (China); e do jornal Correio Braziliense acompanharam as ações vivenciando as mesmas dificuldades das equipes de vacinação. A comitiva também conheceu como é feito o planejamento e a execução da logística das Forças Armadas diante das peculiaridades da região Norte e dos povos que ali vivem.

O apoio do Exército Brasileiro à vacinação é parte da coordenação interministerial entre o Ministério da Defesa (MD) e o Ministério da Saúde (MS) para facilitar o acesso das equipes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) às comunidades, oferecendo maior celeridade ao processo de imunização.

Até o momento, cerca de 7 mil indígenas já foram vacinados no Alto Rio Negro. Do total da população de São Gabriel da Cachoeira, 90% é indígena, sendo identificadas 23 etnias na região conhecida como Cabeça do Cachorro. Subordinada ao Comando Militar da Amazônia (CMA), a 2ª Brigada de Infantaria de Selva realiza ações militares, como a Operação Covid-19, que neste mês completa um ano.


VEJA MAIS