COBERTURA ESPECIAL - Pandemic War - Naval

20 de Janeiro, 2021 - 10:30 ( Brasília )

Comando do 9º Distrito Naval presta apoio logístico na distribuição de respiradores em Manaus (AM)


Com o intuito de apoiar a demanda de respiradores nas unidades de saúde de Manaus (AM), o Comando do 9° Distrito Naval recebeu, na madrugada desta terça-feira (19), no Aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, o segundo lote com 14 equipamentos de suporte respiratório emergencial do tipo “Inspire”, enviados pelo Centro de Tecnologia da Marinha em São Paulo (CTMSP) e pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), sob coordenação do Ministério da Defesa.

O primeiro lote de respiradores já foi distribuído para seis unidades de saúde na cidade, para auxiliar no tratamento de pacientes com Covid-19. O “Inspire” foi desenvolvido a partir de uma parceria entre o CTMSP e os pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), podendo ser utilizado em locais remotos e em unidades de tratamento intensivo (UTIs), uma vez que é portátil e não depende de ar comprimido.

CTMSP em parceria com a USP envia 40 Ventiladores de Suporte Respiratório Emergencial para Manaus (AM)



Foi enviado para Manaus (AM), em 15 de janeiro, o primeiro lote, com 26 unidades, do Equipamento de Suporte Respiratório Emergencial desenvolvido pelo Projeto “INSPIRE”. A iniciativa é resultado de uma parceria do Centro de Tecnologia da Marinha em São Paulo (CTMSP) com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). O transporte do segundo lote foi entregue na madrugada de hoje (19).

Todos os aparelhos ficarão inicialmente armazenados no Centro de Intendência da Marinha em Manaus para serem posteriormente distribuídos aos hospitais da região, conforme acordo realizado com a USP.

Desde o final de março de 2020, sob coordenação do Centro de Coordenação de Estudos da Marinha em São Paulo, o CTMSP em parceria com USP realiza a montagem, testes e distribuição dos Equipamentos de Suporte Respiratório Emergencial e Transitório tipo “Ambu Automatizado”.

O “INSPIRE”, que foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Escola Politécnica da USP, tem como objetivo fornecer uma alternativa barata e acessível, de forma emergencial, aos respiradores existentes no mercado.



Outras coberturas especiais


Expansão Chinesa

Expansão Chinesa

Última atualização 04 MAR, 10:10

MAIS LIDAS

Pandemic War