COBERTURA ESPECIAL - Pandemic War - Aviação

14 de Janeiro, 2021 - 09:50 ( Brasília )

KC-390 transporta mais de 8 toneladas de equipamentos para Manaus

Aeronave decolou da Base Aerea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), com destino a Ala 8, em Manaus (AM), em apoio à Operação COVID-19

Tenente Cristiane E Capitão Oliveira Lima


Nesta quarta-feira (13), a aeronave multimissão KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB), operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) - Esquadrão Zeus, transportou oito toneladas de equipamentos para Manaus (AM).

O FAB 2856 decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), às 16h10 (horário de Brasília), com destino a Ala 8, em Manaus (AM), onde pousou às 21h00, com material hospitalar, camas, cilindros de oxigênio, macas e barracas, totalizando 8.820 quilos de materiais que irão equipar o Hospital de Campanha (HCAMP).

Essa missão marca o início de uma nova fase de combate a COVID-19 no ano de 2021, cujo engajamento foi constante ao longo de 2020. De acordo com o Comandante da Aeronave, Major Aviador Flavio Diniz Pereira, o compromisso assumido há 20 anos, quando ingressou na Força Aérea, tem proporcionado a oportunidade de servir ao povo brasileiro em inúmeras oportunidades. “É um orgulho poder ombrear com militares e civis num esforço conjunto de combate à pandemia. Esperamos que, muito em breve, estejamos todos celebrando o fim desses infortúnios”, disse o Oficial.

O Sargento Edson Aguiar também participa da missão do FAB 2856 como Loadmaster, profissional responsável por coordenar volume de carga e peso. "Esta é a minha primeira missão deste tipo e tenho o sentimento de satisfação de poder, de alguma forma, contribuir para o combate deste mal que está assolando todo o nosso povo. Nós não medimos esforços para o cumprimento da missão que nos é dada", disse.

Operação COVID-19

Proteger os cidadãos é uma das funções precípuas das Forças Armadas. Nesse intuito, o Ministério da Defesa, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira enfrentam, juntos, a pandemia de COVID-19 no País. A Operação ocorre em um espaço territorial de grandes proporções, nas 27 unidades federativas, com características e necessidades diferentes e com uma população de cerca de 210 milhões de pessoas.

As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, higienização de lugares públicos, dentre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em dez Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças, que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

Fotos: Sargento Gedeao / BAGL e Tenente Padoan / Ala 8

VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Tank

Tank

Última atualização 23 JUL, 08:00

MAIS LIDAS

Pandemic War