Forças Armadas completam 9 meses de atividades no combate ao novo coronavírus

Isabela Nóbrega

A Operação Covid-19 do Ministério da Defesa completou 9 meses neste domingo (20/12). Em mais de 270 dias, o Centro de Operações Conjuntas (COC) atuou na coordenação do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus em todo o país.

Foram realizadas descontaminações em aproximadamente 8 mil locais públicos, produzidos 24,5 mil litros de álcool em gel. Mais de 24 mil toneladas de material foram transportadas por meio da Marinha, Exército e Aeronáutica.

Além disso, os militares promoveram campanhas de doação de sangue que até então contaram o total de 39.460 voluntários para reabastecerem os estoques dos hospitais em todas as regiões do Brasil.

As Forças Armadas atuaram em 11,2 mil campanhas de conscientização de prevenção e combate ao Covid junto à população. Realizaram mais de 18 mil ações de capacitação de pessoal para descontaminação e aproximadamente 13 mil inspeções navais.

Ainda no contexto da Operação Covid-19, os militares executaram 16 missões em comunidades indígenas, que auxiliaram no atendimento e orientações relacionadas à doença. No dia 14 de dezembro, foi encerrada a Missão Alto Solimões, última do ano, que atendeu aproximadamente 1.700 indígenas e realizou 6,5 mil procedimentos.

Os profissionais da saúde ativos na missão realizaram atendimentos especializados nas comunidades para evitar o deslocamento dos indígenas até as cidades, a fim de evitar a contaminação pelo vírus. As missões indígenas foram realizadas com o apoio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde.

Um dos próximos passos da operação será o apoio logístico das Forças Armadas na distribuição de vacinas para Covid -19. 

Operação Covid-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter