Operação Covid-19: Militares reforçam trabalhos no combate ao novo coronavírus

Ten Fraga

Desde o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, as Forças Armadas atuam na descontaminação em áreas públicas. O Comando Conjunto Leste desinfectou, por meio do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN), em 11 de agosto, as instalações em instituição militar de ensino médio da Força Aérea Brasileira (FAB), localizada na cidade de Barbacena, Minas Gerais.

Solidariedade

Já o Comando Militar do Sudeste, por intermédio de militares do 22º Batalhão Logístico Leve (B Log L), sediado em Barueri, São Paulo, auxiliou o Hemocentro do Hospital São Lucas, com doação de sangue, nos dias 10 e 11 de agosto. A iniciativa integra o projeto "BLog Solidário", que arrecadou e doou cerca de 3 toneladas de alimentos e 300 peças de roupas e cobertores. Agora, com a participação de mais de 100 doadores de sangue, aproxima ainda mais o Exército da sociedade civil nas ações de apoio à população.

Operação Covid-19

O Ministério da Defesa ativou, em 20 de março, o Centro de Operações Conjuntas, para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas no combate ao novo coronavírus. Nesse contexto, foram ativados dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território nacional, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de funcionamento permanente. A iniciativa integra o esforço do governo federal no enfrentamento à pandemia.

As demandas recebidas pelo Ministério da Defesa, de apoio a órgãos estaduais, municipais e outros, são analisadas e direcionadas aos Comandos Conjuntos para avaliarem a possibilidade de atendimento. De acordo com a complexidade da solicitação, tais demandas podem ser encaminhadas ao Gabinete de Crise, que determina a melhor forma de atendimento.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter