Ministro da Defesa verifica ações do Comando Conjunto Norte nas operações COVID-19 e Verde Brasil 2

No dia 23 de julho, o Ministro da Defesa, General de Exército Fernando Azevedo e Silva, acompanhou as atividades do Comando Conjunto Norte (CCN) no contexto das Operações COVID-19 e Verde Brasil 2. A visita teve início com um briefing realizado pelo Comandante do CCN, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, no Centro de Coordenação de Operações do Comando Conjunto Norte, sobre as duas operações em curso nos estados do Pará, Maranhão, Amapá e norte do Tocantins.

Em seguida, o Ministro presidiu uma videoconferência de atualização da participação dos Comandos Conjuntos que estão ativados para apoiar a sociedade na defesa e proteção da Amazônia Legal e, ainda, no combate ao coronavírus.

“Estou satisfeito com os resultados das Operações Verde Brasil 2 e COVID-19 na Amazônia Oriental. São resultados muito expressivos e estamos com o sentimento de missão cumprida", ressaltou o Ministro.

Resultados

Na Operação Verde Brasil 2, foram apresentados os números de mais de 60 dias na prevenção e repressão aos crimes ambientais: 2.442 inspeções fluviais e patrulhamentos, 54.667 hectares embargados, 4.581m³ de madeira apreendida, mais de R$ 242 milhões em multas aplicadas e 2.645 materiais ilegais recolhidos (motosserras, tratores etc).

Já com relação aos dados da COVID-19, foram mais de nove mil máscaras produzidas pelo Parque de Manutenção/8 e distribuídas, mais de 16 mil cestas básicas entregues por militares em diversas regiões, como a ilha do Marajó, houve uma ação cívico-social em Tiriós para a assistência de saúde e social aos povos indígenas, distribuição de kits de alimentação em aldeias e, aproximadamente, dois mil locais, entre públicos e privados, receberam a descontaminação para mitigar a propagação do vírus.

“No que tange ao apoio da Operação COVID-19, somos esforço indireto, trabalhamos no apoio logístico, sanitário, no apoio às localidades mais inóspitas, às famílias carentes e aos indígenas", destacou o Ministro da Defesa.

O titular da pasta da Defesa também se reuniu com representantes de órgãos de fiscalização ambiental e policiais que atuam na operação. Eles também fizeram um balanço das ações desenvolvidas em Marabá (PA). No encontro, o ministro reiterou a importância do trabalho conjunto entre as Forças Armadas e as agências.

A agenda de visitações prosseguiu em Macapá (AP), com o Ministro da Defesa, o Comandante Militar do Norte e demais integrantes da comitiva participando de uma reunião com autoridades do estado do Amapá.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter