Panwar – Militares da Marinha realizam descontaminações

Santa Casa de Corumbá-MS

Na manhã do dia 20 de julho, 45 militares da Marinha e do Exército estiveram envolvidos no isolamento da área e na descontaminação da Santa Casa de Corumbá-MS, com o propósito de conter a propagação do novo coronavírus no hospital que atende moradores da região do Pantanal.

A ação durou aproximadamente quatro horas e foi realizada pelo Grupamento Operativo de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica, composto por 25 militares da Marinha e do Exército, nas seguintes áreas: pediatria, maternidade, alas reservadas para tratamento intensivo da Covid-19, além de escadas, corredores e banheiros acessíveis ao público externo.

Ao final, a equipe e os materiais empregados passaram pela descontaminação técnica, a fim de garantir a segurança dos envolvidos. O Assessor Jurídico do hospital, José Carlos dos Santos, ressaltou que a atividade realizada pelos militares é fundamental tanto para a população quanto para os 500 profissionais que estão na linha de frente no combate ao coronavírus, pois demonstra cuidado e preocupação com a vida de todos.

Segundo ele, a Santa Casa está com 22 pessoas internadas, sendo oito no Centro de Terapia Intensiva, além 20 profissionais em isolamento domiciliar. Militares do Comando do 6º Distrito Naval já realizaram ações de descontaminação em vários locais do município de Corumbá, entre eles o Posto Esdras, na fronteira com a Bolívia; o Aeroporto Internacional de Corumbá; escolas; a Casa de Passagem Albergue da Fraternidade José Lins; o posto de fiscalização Lampião Aceso, onde está montada a barreira sanitária; além do Ginásio Poliesportivo Lucílio de Medeiros, ponto de atendimento aos beneficiários do auxílio emergencial.

Desinfecção do Distrito Sanitário Sul e de Unidade de Saúde da Família em Natal-RN


O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba realizou, nos dias 17 e 18 de julho, ações de desinfecção no Distrito Sanitário Sul e na Unidade de Saúde da Família de Ponta Negra, em Natal-RN. Nas ações, foram empregados militares habilitados em Estágios de Capacitação, ministrados pela Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) do Comando do 3º Distrito Naval. O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba é um dos dez Comandos Conjuntos ativados pelo Ministério da Defesa, em março deste ano, no âmbito da Operação “Covid-19”, no combate aos impactos do coronavírus no Brasil.

Comando Conjunto Bahia realiza desinfecção na sede da Transalvador

No dia 17 de julho, militares da Equipe de Resposta Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, subordinado ao Comando do 2º Distrito Naval, realizaram a desinfecção biológica de uma área aproximada de mil metros quadrados na sede da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador), autarquia municipal da capital baiana.

A ação tem por objetivo proporcionar aos colaboradores da Transalvador um ambiente de trabalho seguro, a fim de evitar a proliferação do novo coronavírus nas instalações e, consequentemente, reduzir o risco de contágio para a sociedade.

A iniciativa integra o planejamento de desinfecção de áreas executado pelo Comando Conjunto Bahia, formado por militares da Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira, que visa apoiar as áreas de saúde e segurança pública em todo o estado da Bahia na mitigação dos efeitos da Covid-19.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter