Twitter suspende operação chinesa com mensagens pró-Pequim sobre coronavírus

O Twitter informou nesta quinta-feira que está removendo centenas de milhares de contas vinculadas a uma operação apoiada por Pequim que espalhou enganosamente mensagens favoráveis ao governo chinês, inclusive sobre o coronavírus.

A empresa de mídia social suspendeu uma rede principal de 23.750 contas altamente ativas, além de uma rede maior de cerca de 150.000 contas “amplificadoras”, que foram usadas para impulsionar o conteúdo das contas principais.

O Twitter, juntamente com pesquisadores que analisaram as contas, disse que a rede não ganhou muita força e, em vez disso, criou uma câmara de eco de contas falsas.

A empresa afirmou que a rede tinha ligações com uma operação anterior apoiada pelo Estado chinês desmontada no ano passado por Twitter, Facebook e YouTube, que vinha impulsionando narrativas enganosas sobre a dinâmica política em Hong Kong.

A nova operação se concentrou fortemente em protestos em Hong Kong, mas também promoveu mensagens sobre a pandemia de coronavírus, o bilionário chinês exilado Guo Wengui e Taiwan, disseram os pesquisadores.

De acordo com Renée DiResta, gerente de pesquisa do Observatório da Internet de Stanford, a atividade da rede em torno do coronavírus aumentou no final de janeiro e elogiava amplamente a resposta da China ao vírus, enquanto também usava a pandemia para antagonizar com os Estados Unidos e ativistas em Hong Kong.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter