COBERTURA ESPECIAL - Pandemic War - Aviação

19 de Maio, 2020 - 10:50 ( Brasília )

FAB realiza Ação Cívico-Social em Alcântara


Tenente Cristiane E Tenente-Coronel Denys


Dando continuidade às ações voltadas para o combate à pandemia da COVID-19 no país, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Guarnição de Aeronáutica de Alcântara (GUARNAE-AK), iniciou neste sábado (dia 16/05), mais uma Ação Cívico-Social. A missão, intitulada Quarentena Solidária, é voltada para sete Agrovilas situadas em Alcântara (MA), além de duas comunidades do entorno, e ocorrerá até o dia 23.

Somente neste sábado (16) e domingo (17), aproximadamente 300 famílias foram beneficiadas com a ação. Até o fim da missão serão distribuídas 600 cestas básicas alimentícias e mais 500 kits de limpeza e higiene pessoal. Cada um dos pacotes foi higienizado antes da doação. Após o término das atividades, o local utilizado também foi desinfectado.

Além da doação de insumos, a iniciativa contempla a entrega de máscaras de proteção facial, distribuição de panfletos com orientações, aferição de temperatura e pressão e a limpeza de avenidas e pontos turísticos da cidade. No decorrer da semana haverá, ainda, campanha de doação de sangue e vacinação, conforme explica o Diretor do CLA, Coronel Aviador Marcello Correa de Souza. “Pretendemos iniciar, na semana que vem, a parte de vacinação contra a influenza H1N1 e, com isso, vamos complementar todos os serviços que estamos prestando”, disse. Estão previstas 3 mil doses que serão fornecidas pelo Ministério da Saúde.

Sob a Coordenação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), a missão conta com a participação do Grupamento de Apoio de Alcântara (GAP-AK), Esquadrão de Segurança e Defesa de Alcântara (ESD-AK) e Esquadrão de Saúde de Alcântara. A Agência Espacial Brasileira (AEB) também soma esforços à ação, com a doação dos produtos de limpeza e higiene.

A iniciativa vai ao encontro de todos os cuidados que o CLA já vem adotando no enfrentamento ao novo Coronavírus, como o trabalho remoto e a higienização dos veículos que fazem o transporte dos militares de São Luís para Alcântara e vice-versa. Na próxima semana ocorrerá, também, a higienização do atracadouro do Porto dos Jacarés.

De acordo com o morador da Agrovila Cajueiro, Luiz Diniz, a ajuda chegou em bom momento. “Isso é muito importante para a comunidade Cajueiro e para todas as Agrovilas daqui. A comunidade agradece ao CLA”, disse.

Para Sheyla Richard Privado Folha, moradora da Agrovila Nova Espera, a ação foi gratificante. “Não só para mim, mas para muitas pessoas na comunidade”, afirmou.

Outra Agrovila contemplada com a ação foi Ponta Seca. O morador Josivaldo de Jesus Silva, também agradeceu a relação com as comunidades. “Essa parceria foi ótima. Espero que não termine por aqui, que continue por muito mais tempo”, disse.


VEJA MAIS