COBERTURA ESPECIAL - Pandemic War - Aviação

14 de Maio, 2020 - 10:55 ( Brasília )

FAB transporta equipamentos hospitalares para Boa Vista (RR)


Tenente Letícia Faria E Major Monteiro

A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nessa terça-feira (12), missão de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. Uma aeronave C-130 Hércules, pertencente ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) – Esquadrão Gordo, transportou dois módulos para sistema de geração de vácuo e de ar comprimido padrão medicinal, projetados para uso em hospitais. A carga pesava mais de 4 toneladas.

A missão foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, em apoio ao Ministério da Saúde.

O FAB 2467 decolou da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos, às 17h30 (horário de Brasília), e pousou na Ala 7 - Base Aérea de Boa Vista (RR) a 00h20 (horário de Brasília) desta quarta-feira (13). Os equipamentos foram destinados à Área de Proteção e Cuidados (APC), onde um Hospital de Campanha do Exército Brasileiro (EB) foi montado com o objetivo de atender pacientes da região infectados pelo novo Coronavírus.

O Comandante da aeronave, Capitão Aviador Leonardo Batista de Lima, comenta que atuar nesta missão é uma oportunidade ímpar. “Realizar o transporte desses equipamentos hospitalares para a região Norte, em apoio à Operação COVID-19, faz com que possamos ajudar a salvar inúmeras vidas”, destaca.

Para o Sargento Luiz Dantas Guilherme Ferreira, que desempenha a função de loadmaster na tripulação, atuar nesta missão é gratificante. “As missões para as quais somos acionados são nobres, onde podemos ver que por meio das ações da Força Aérea muitas pessoas são curadas e podem voltar ao convívio com suas famílias”, finaliza.

Operação COVID-19

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, em apoio à população. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras.

Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.

Fotos: Tenente Déric/1°/3° Gav e Soldado Zancanaro/BASP


VEJA MAIS