COBERTURA ESPECIAL - Pandemic War - Terrestre

12 de Maio, 2020 - 11:20 ( Brasília )

3º Centro de Geoinformação apoia Comando Conjunto Nordeste com análise de dados geoespaciais




No mês de abril, o 3º Centro de Geoinformação (3º CGEO) designou uma equipe composta por oficiais engenheiros cartógrafos e sargentos topógrafos, denominada Célula de Projetos Especiais, para apoiar o Comando Militar do Nordeste (CMNE) na aquisição, tratamento, processamento e análise de dados geoespaciais relacionados à pandemia da COVID-19, possibilitando o assessoramento dos três Comandos Conjuntos no CMNE, na tomada de decisão.

Inicialmente, o 3º CGEO realizou o levantamento de uma base cartográfica vetorial com feições de interesse que atendessem à temática da pandemia do coronavírus. Em seguida, toda equipe se empenhou na elaboração de mapas temáticos com informações de organizações militares, hospitais, estádios e infraestruturas essenciais, entre outras.

Diariamente, o 3º CGEO trabalha com a análise espacial dos dados, confeccionando mapas de concentração de casos de COVID-19 (mapas de calor), por meio do cruzamento de informações que identifiquem áreas de maior vulnerabilidade e que requeiram maior atenção. Da mesma forma, a Célula de Projetos Especiais também elabora o “mapa dinâmico”. Esse produto permite que seja visualizado todo o histórico de evolução da pandemia, desde o seu início, através de um único arquivo de imagem GIF.

O 3º CGEO prossegue atuando diuturnamente no apoio ao CMNE e ao Comando Conjunto Nordeste, utilizando recursos técnicos atuais, criativos e inovadores, destinados à sua principal missão: fornecer geoinformação rápida e precisa à Força Terrestre.

Fonte: 3º CGEO

VEJA MAIS