Pela primeira vez, Reunião do Alto-Comando do Exército ocorre pelo sistema de videoconferência

Nesta semana, acontece, pela primeira vez, a Reunião do Alto-Comando do Exército (RACE) por meio de videoconferência, em virtude das medidas preventivas à COVID-19.

Em sua 330ª edição, o evento ocorre no Quartel-General do Exército, Forte Caxias; nas sedes dos Comandos Militares de Área; e nas organizações militares envolvidas. Desse modo, os oficiais-generais do Alto-Comando do Exército e dos Órgãos de Assistência Direta e Imediata participam dessa integração de conhecimento.

Durante essas reuniões, são tratados temas de interesse da instituição, como o emprego do Exército nas mais diversas operações. Abrangendo todo o país, a Operação de Combate à COVID-19 tem destaque especial nessa RACE.

Atualmente, a Força Terrestre integra os Comandos Conjuntos em todas as regiões do Brasil, executando ações nas seguintes áreas: controle da faixa de fronteira, apoio logístico em transporte e suprimento, apoio aos órgãos de saúde (vacinação, doação de sangue, montagem de estruturas de triagem e de internação), apoio especializado em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear e campanhas de conscientização.

A Mão Amiga está mais estendida do que nunca ao povo brasileiro nesses momentos difíceis que estamos vencendo. Para acompanhar essas atividades, acesse o hotsite “Prontidão e Combate à COVID-19” no portal do Exército e busque “#LutaremosSemTemor” nas mídias sociais.

Outro tema de relevância é a Operação Verde Brasil 2, iniciada em 11 de maio, por meio do Decreto Presidencial nº10.341. Tropas da Força Terrestre estarão atuando em uma Operação de Garantia da Lei e da Ordem e em ações subsidiárias até 10 de junho do corrente ano.

As diversas missões ocorrem na faixa de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais dos estados da Amazônia Legal. Conforme o decreto, o emprego do Braço Forte tem o objetivo de realizar ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais.

Na agenda da 330ª RACE, os Programas Estratégicos do Exército estão sendo analisados, avaliados e orientados sobre as necessidades de investimentos, de acordo com as demandas e as contingências impostas, tendo sempre a meta de manter a prontidão e a capacidade de atuação da Força Terrestre.

Dessa forma, ao empregar atualizados meios de tecnologia da informação, o Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol, lidera e conduz as interações com seus subordinados em diferentes temáticas, orientando, assim, os destinos da instituição.

Fotos: CCOMSEx

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter