COBERTURA ESPECIAL - Pandemic War - Naval

29 de Abril, 2020 - 11:45 ( Brasília )

Marinha realiza ações preventivas contra a COVID-19


Descontaminação preventiva no Batalhão de Ação com Cães da Polícia Militar, em Belém-PA

A Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas realizou, no dia 22 de abril, a descontaminação preventiva do Batalhão de Ação com Cães da Polícia Militar do estado do Pará (PMPA) para auxiliar no combate à propagação do novo coronavírus (Covid-19).

Na ocasião, todos os compartimentos internos, viaturas operativas e áreas externas do batalhão também foram descontaminados. A PMPA continua sendo empregada em diversos bairros da região metropolitana de Belém-PA, aumentando a importância de manter as instalações e meios operativos protegidos contra o vírus.

A Marinha presta o apoio aos órgãos de saúde e segurança pública para mitigar ao máximo os impactos causados pela Covid-19, em coordenação com o Ministério da Defesa.

Comando do 4º Distrito Naval promove campanha de conscientização de prevenção à Covid-19



As Organizações Militares subordinadas ao Comando do 4º Distrito Naval realizaram, no período de 13 a 22 de abril, campanha de conscientização de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19) nos estados do Pará, Amapá e Maranhão.

A ação faz parte das atividades desenvolvidas pelo Comando Conjunto Norte, composto pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea, a fim de oferecer apoio aos órgãos públicos e reduzir os impactos causados à população.

Na ocasião, foram distribuídos mais de cinco mil panfletos em locais públicos como estabelecimentos comerciais, pontos de ônibus, portos, terminais hidroviários e durante inspeções navais realizadas pela Marinha do Brasil.

De acordo com o mototaxista Valdeci da Silva Ferreira, esta é uma excelente iniciativa da Marinha. “Prevenir é muito bom. Usando a proteção adequada antes e depois de sair de casa, cuido da minha família”, disse o trabalhador.

Militares do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte realizam campanha de doação de sangue


No dia 22 de abril, 15 militares do Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4) doaram sangue para a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) e para o Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Belém (IHEBE).

A ação é incentivada pelo Comando Conjunto Norte, constituído pelo Comando Militar do Norte, o Comando do 4° Distrito Naval e a ALA 9, e possui caráter permanente. O objetivo é colaborar com o abastecimento de sangue no estoque de mais de 200 hospitais públicos e privados do estado do Pará.

 Comando do 8º Distrito Naval coordena desinfecção preventiva no município de Guarujá-SP 


O Comando do 8º Distrito Naval coordenou, no dia 26 de abril, a desinfecção preventiva no Terminal Rodoviário Vicente de Carvalho, localizado no município de Guarujá-SP.

Um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav), contando com 25 militares, qualificados em defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), conduziram a ação que visa o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, em continuidade às medidas previstas na Operação “Covid-19”.

Militares da Capitania dos Portos do Paraná e do Serviço de Sinalização Náutica do Sul-Sudeste realizam doação de sangue



Militares da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) e do Serviço de Sinalização Náutica do Sul-Sudeste (SSN-8) realizaram, no dia 23 de abril, doação de sangue para a Unidade de Coleta e Transfusão de Paranaguá, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar).

O objetivo foi contribuir para aumentar o estoque de sangue da unidade que atende o Litoral do Paraná no contexto das ações de combate à Covid-19. Devido as medidas de isolamento social e restrições de mobilidade urbana, o Hemepar registrou queda no nível de doações de sangue comprometendo a capacidade de atender à demanda com os estoques em níveis críticos.

A campanha é uma forma de incentivar a cidadania, uma vez que cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas.