COBERTURA ESPECIAL - Pandemic War - Naval

20 de Abril, 2020 - 11:10 ( Brasília )

Marinha, ações preventivas, individuais e coletivas, para neutralizar os efeitos do vírus


A Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) entregou, em 16 de abril, kits de alimentação para as crianças atendidas no Programa Forças no Esporte (Profesp). O Programa, que beneficia 50 crianças em situação de vulnerabilidade social, estudantes da Escola Municipal Bebé Tiuba, em Aracaju-SE, proporciona atividades esportivas, recreativas e educacionais, além de alimentação aos participantes.
 
As medidas de isolamento social atualmente em vigor resultaram na interrupção das atividades do Programa, privando as crianças das refeições servidas na Capitania. A fim de acalentar as famílias, a Marinha do Brasil, seguindo as orientações do Ministério da Defesa, distribuiu os kits para todas as crianças atendidas. Como forma de incentivar o estudo das crianças, a CPSE, com apoio da Sociedade Amigos da Marinha de Sergipe, preparou um kit adicional, contendo um livro de colorir com temas navais, uma caixa de lápis de cor e um livro de leitura infantil.
 

Verônica da Silva, mãe de dois alunos do Profesp, ressalta os benefícios do programa para seus filhos. “Eles amam demais o programa. Percebo a melhora no comportamento dos dois, principalmente no companheirismo, na educação e na prática esportiva. Estão tristes no momento, devido à distância das atividades”. Já Josenildes Santos Cruz destaca a evolução da filha, que está no Profesp desde a primeira edição. “Minha filha está no projeto há quatro anos, apresentando uma boa mudança no comportamento, está mais disciplinada, mais estudiosa e com uma alimentação mais balanceada”.


Marinha distribui kits de alimentação a famílias do Programa Forças no Esporte em Salvador-BA



O Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador entregou, no dia 16 de abril, cem kits de alimentação para famílias dos alunos da Escola Municipal Alfredo Amorim, instituição de ensino atendida pelo Programa Forças no Esporte (Profesp).
 
Apesar da suspensão das atividades do Programa, diante da pandemia de coronavírus, a iniciativa visa a manter o reforço alimentar, elemento fundamental proporcionado aos jovens atendidos, por meio dos itens adquiridos com recursos financeiros disponibilizados pelo Ministério da Defesa.
 
“Só tenho a agradecer. Essa doação vai ser muito útil na minha casa”, afirmou Teresa Soares, avó do aluno Danilo Conceição Simas, 17 anos. Segundo a Diretora da Escola Municipal Alfredo Amorim, Patricia Barral, vários pais de alunos são subempregados. 

“Mães manicures, diaristas e que agora estão sem ter uma renda. Além de que muitos desses alunos têm o lanche oferecido pela escola como sua única refeição do dia. Essa ação solidária feita pela Marinha do Brasil permite que essas famílias se sintam acolhidas”, afirmou. A informação foi corroborada por Ivonildo Conceição, pai de Isabele Ferreira dos Santos, 11 anos. “Nesse momento tão difícil, no qual muitos estão desempregados, essa doação da Marinha está sendo muito importante para todos nós”.
 

Todos os protocolos para proteção individual foram adotados por ocasião da ação, incrementando a conscientização dos alunos e seus familiares sobre cuidados fundamentais para prevenção ao Covid-19.


Capitania dos Portos de Alagoas realiza ações de inspeção naval e conscientização sobre coronavírus

 

A Capitania dos Portos de Alagoas intensificou, no dia 15 de abril, as ações de inspeção naval nos municípios de São Miguel dos Milagres-AL e Barra de Santo Antônio-AL, no Litoral Norte de Alagoas.
 
Além da fiscalização do tráfego aquaviário, que visa à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar e à prevenção da poluição hídrica, as ações também são utilizadas para conscientizar a população no combate ao coronavírus.
 

Durante a inspeção naval, os militares orientam os tripulantes das embarcações fiscalizadas e integrantes da comunidade marítima quanto à prevenção e transmissão do vírus, medidas de higiene, grupos de risco, entre outros assuntos.


Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba realiza desinfecção da Estação Ferroviária de Natal-RN



O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba realizou, nessa sexta-feira (17), a desinfecção da Estação Ferroviária de Natal-RN, como uma ação de prevenção e enfrentamento ao coronavírus.
 
O trabalho de desinfecção foi realizado em horário reservado, sem a concentração de pessoas no local, facilitando a condução da ação e a aplicação dos produtos químicos de forma segura. Foram descontaminadas as áreas de embarque e desembarque de passageiros, bem como os vagões dos Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT).
 
Na ocasião, foram empregados militares da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, habilitados em Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) em Estágios de Capacitação ministrados pela Equipe de Resposta NBQR do Comando do 3º Distrito Naval.

O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, composto por militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, é um dos dez Comandos Conjuntos ativados, em março, pelo Ministério da Defesa, no âmbito da Operação “Covid-19”, no combate aos impactos do coronavírus no Brasil.

 


VEJA MAIS