COBERTURA ESPECIAL - Pandemic War - Aviação

17 de Abril, 2020 - 11:50 ( Brasília )

Aeronave C-95 Bandeirante da FAB transporta respiradores entre o RJ e BH

Nove equipamentos foram entregues para reparos no Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI-FIEMG

Tenente Jonathan Jayme E Tenente-Coronel Santana

Uma aeronave C-95 Bandeirante da Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta quinta-feira (16/04), missão de Transporte Aéreo Logístico em apoio à Operação COVID-19. O avião, pertencente ao Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo - Esquadrão Pégaso (5º ETA), transportou nove respiradores do Rio de Janeiro (RJ) para Belo Horizonte (MG). A missão interministerial foi designada pelo Ministério da Defesa, em ação coordenada com o Ministério da Saúde e com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A aeronave com o carregamento decolou da Ala 11 – Base Aérea do Galeão (RJ), às 14h15 (horário de Brasília) e pousou na capital mineira às 15h30. Os respiradores foram entregues para reparos no Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI-FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) e, futuramente, serão empregados no combate ao novo Coronavírus.

O Comandante da Aeronave, Tenente Aviador Diogo Landim Simões, diz que se sente orgulhoso em participar da Operação COVID-19, integrando os esforços da Força Aérea. “Ao transportar esses respiradores, estamos levando esperança a uma boa parte da sociedade brasileira”, comentou.

OPERAÇÃO COVID-19

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza mais de 28 mil militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do Coronavírus em apoio à população. Até o momento, são empregadas 816 viaturas, 71 embarcações e 26 aeronaves.

As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, distribuição de kits de alimentos para pessoas de baixa renda, entre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.