COBERTURA ESPECIAL - Pandemic War - Naval

16 de Abril, 2020 - 12:10 ( Brasília )

Marinha do Brasil no combate a COVID-19


A Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) conduzida pelo 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas, organização subordinada ao Comando do 9º Distrito Naval, realizou, no dia 10 de abril, a descontaminação do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, situado em Manaus-AM.

Lacen é o único laboratório responsável, no estado do Amazonas, pela coleta e realização dos exames, nos casos suspeitos da Covid-19. Executa em média 144 exames a cada 24 horas. E para reduzir o risco de contaminação, 83 militares da Marinha do Brasil realizaram a descontaminação em uma área com mais de 2 mil metros.

Este tipo de operação permite neutralizar os efeitos do vírus e dar segurança durante a execução do serviço aos profissionais. A descontaminação é um processo que remove, absorve ou destrói os agentes virais ou bacteriológicos. A atividade é executada exclusivamente por pessoal especializado, principalmente em hospitais, locais onde tenham apresentado casos confirmados da Covid-19 ou com fundada suspeita da doença.

Capitania dos Portos do Piauí promove ações de combate ao Covid-19 em inspeções navais

A Capitania dos Portos do Piauí promoveu, nos dias 11 e 12 de abril, ações de conscientização de combate ao novo Coronavírus (Covid-19) no porto do Tatus, em Ilha Grande-PI, no Delta do Parnaíba e nas praias de Luís Correia-PI, durante inspeções navais.

Na ocasião, a equipe também prestou apoio à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e à Polícia Militar (PM) na orientação para coibir as aglomerações de pessoas e possíveis transmissões do vírus.

Nas abordagens, além das orientações sobre a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e em rios e prevenção da poluição hídrica por embarcações, os militares distribuíram panfletos educativos sobre como se prevenir do Covid-19 e orientaram os proprietários de embarcações e passageiros sobre procedimentos corretos para evitar o contágio.

Marinha do Brasil descontamina Secretaria de Saúde do Estado do Pará



A Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica do 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2ºBtlOpRib) descontaminou, no dia 13 de abril, as instalações da Secretaria de Saúde do Estado do Pará a fim de combater a proliferação do novo Coronavírus (Covid-19).

A ação durou cerca de duas horas e contou com a participação de 16 militares. Na ocasião, também foi promovida uma campanha de conscientização para divulgar medidas preventivas de combate ao Covid-19 na Feira da Providência, em Belém-PA.

Militares do 2°BtlOpRib, com especialidade na área da saúde, informaram aos comerciantes locais e pedestres os cuidados que todos devem tomar com intuito de se preservarem em relação ao vírus.

Comando do 2º Distrito Naval inicia campanha de vacinação para militares envolvidos no combate ao novo coronavírus



No dia 14 de abril, na sede do Comando do 2º Distrito Naval, uma equipe de saúde do Hospital Naval de Salvador deu início à campanha de vacinação contra o vírus influenza/H1N1, voltada aos militares da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira envolvidos nas ações de apoio ao combate da Covid-19.

A iniciativa foi do Comando Conjunto Bahia e será extensiva a todos os militares das Forças Armadas, uma vez que atende às determinações das autoridades de saúde no que se refere à proteção da população em geral, pois os militares poderão atuar em ações junto à sociedade.

Além disso, contribui para redução de novos casos de síndromes respiratórias que necessitem de assistência médico-hospitalar, colaborando para evitar superlotação das unidades de saúde nesse momento de pandemia.

Marinha realiza descontaminação preventiva contra o novo coronavírus no Comando-Geral da Polícia Militar do Pará


A Marinha do Brasil (MB), por meio da Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (EqpRespNBQR) do Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN), nucleada no 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib), realizou, no dia 11 de abril, a descontaminação preventiva no Comando-Geral da Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA), auxiliando no combate a propagação do novo Coronavírus.

A ação teve como objetivo a descontaminação das viaturas do Comando-Geral da PMPA, que são constantemente acionadas a realizar ações em diversos bairros da Região Metropolitana de Belém-PA. A Marinha presta o apoio aos órgãos de Saúde e Segurança Pública para mitigar ao máximo os impactos causados pelo novo coronavírus, em coordenação com o Ministério da Defesa.

De acordo com o Segundo-Tenente Haroldo, da PMPA, as ações de descontaminação preventiva que vêm sendo realizadas pela Marinha do Brasil nas Forças Auxiliares do Pará são importantes no intuito de manter a parceria e cooperação no combate ao Covid-19 no estado.

Militares do 2°BtlOpRib também realizaram, no dia 9 de abril, a descontaminação preventiva de pontos de ônibus no bairro da Marambaia, em Belém-PA, para reduzir a proliferação do Covid-19 na cidade. Foram empregados 50 militares, que atuaram nas ações de descontaminação de diversos pontos de ônibus localizados na Av. Paragominas, Rua da Mata, Av. Santarém, Av. Rodolfo Chermont e Av. Tavares Bastos, importantes vias do município e de alta circulação de pessoas e transporte coletivo.


VEJA MAIS