COBERTURA ESPECIAL - Pandemic War - Aviação

16 de Abril, 2020 - 11:30 ( Brasília )

C-99, C-130 e C-97 realizam Transporte Aéreo Logístico nesta quarta-feira

Materiais de saúde para o enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus foram transportados para Boa Vista (RR) e Recife (PE)

Três aeronaves da Força Aérea Brasileira realizaram missão de Transporte Aéreo Logístico durante essa quarta-feira (15/04).

Um C-99 decolou às 9h (horário de Brasília) da Ala 11 – Base Aérea do Galeão (RJ), com destino à Ala 7 – Base Aérea de Boa Vista (RR), transportando materiais de saúde que serão utilizados no combate à COVID-19 na Região Norte. O pouso do C-99 no seu destino ocorreu às 15h15.

A aeronave C-99 é pertencente ao Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT), Esquadrão Condor. Segundo o Tenente Márcio Delibaldo Blumer, Comandante da missão, esta aeronave é uma das mais versáteis dentro da aviação, atuando desde a evacuação aeromédica até o transporte de autoridades. "Nessa missão, pudemos levar medicamentos e a esperança de cura para centenas de brasileiros, em meio ao cenário que estamos vivendo. Sinto orgulho de saber que estamos contribuindo para o bem da sociedade”, declarou. 

Na mesma manhã, um C-130 Hércules decolou, às 9h, da Ala 3 – Base Aérea de Canoas (RS) para a Ala 11 – Base Aérea do Galeão, transportando, dentre outros materiais, um molde de fabricação de máscaras faciais tipo Face Shield (que cobrem todo o rosto), doado pela ABINFER – Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais. A carga seguiu, então, em um C-97 Brasília para Recife (PE), seu destino final, onde pousou às 17h30.

De acordo com um dos pilotos da aeronave, Tenente Aviador Lucas Piccinini, é uma grande satisfação para o efetivo do Esquadrão Gordo realizar mais essa missão para o povo brasileiro. "Não dá pra mensurar a importância que essa carga terá para o combate ao novo Coronavírus”, afirmou.

Operação COVID-19

Esta é mais uma ação de enfrentamento ao novo Coronavírus, deflagrada pelo Governo Federal, em apoio ao Ministério da Saúde, que visa transportar equipamentos e insumos a diversas regiões do Brasil, para auxiliar no combate à pandemia.

A missão interministerial foi coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), junto ao Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa, que foi ativado no dia 20 de março para atuar na coordenação e no planejamento do emprego das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) no enfrentamento à COVID-19.

KC-390 Millennium e C-105 Amazonas 

Na sexta-feira (10/04), duas aeronaves da FAB, um KC-390 Millennium e um C-105 Amazonas também realizaram Transporte Aéreo Logístico de materiais de saúde para o enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus. O KC-390 Millennium, avião multimissão da FAB, decolou às 12h da Ala 11 – Base Aérea do Galeão (RJ) com destino à Ala 8 – Base Aérea de Manaus (AM), transportando uma ambulância e equipamentos hospitalares. O peso da carga totalizou 6,9 toneladas. Já o C-105 Amazonas decolou às 15h da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), para Fortaleza (CE), com 30 respiradores hospitalares, totalizando, aproximadamente, uma tonelada de carga.

Fotos: Tenente Cintra/Ala 3, Tenente Blumer, Tenente Corrêa, Soldado W. Martins, Soldado W. Lucas/ Ala 11, Tenente Heitor, Sargento Neves / Ala 7, Soldado Melo Filho, Cabo Moraes Alexandrino / CINDACTA III, Soldado A. Soares /CECOMSAER.