COBERTURA ESPECIAL - Pandemic War - Aviação

13 de Abril, 2020 - 11:10 ( Brasília )

Guarnições da FAB auxiliam no enfrentamento ao novo Coronavírus

Efetivo oferece apoio psicológico e participa de doação de sangue

Tenente Bianca, Aspirante Letícia Faria E Tenente-Coronel Santana


Militares da Guarnição de Aeronáutica de Recife (GUARNAE-RF) realizaram ações de solidariedade. De forma voluntária, eles estiveram na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE) para doação de sangue. Além disso, o efetivo do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), em parceira com o Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF), oferece suporte psicológico a militares da ativa e veteranos, juntamente com  seus dependentes, e aos servidores civis da Guarnição. As ações têm como foco central auxiliar no enfrentamento ao novo Coronavírus.

CINDACTA III e HARF realizam campanha de suporte psicológico

A parceria entre o CINDACTA III e o HARF envolve oito profissionais, para oferecer suporte psicológico a militares da ativa e veteranos, juntamente com  seus dependentes, e aos servidores civis da GUARNAE-RF. O objetivo é reduzir o estresse causado pelos momentos vividos neste período de isolamento social.

Nesta forma de intervenção, o foco é oferecer o suporte, a escuta, o acolhimento e a orientação, não sendo considerado como tratamento psicoterápico. Por outro lado, respostas emocionais, embora consideradas disfuncionais (problemas com o sono, irritabilidade aumentada, sentimentos e pensamentos negativos, entre outras), em um cenário de crise, são consideradas normais. O atendimento é feito por meio do contato telefônico, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h

A psicóloga do CINDACTA III, Tenente Manuela Beltrão, salienta que esta é uma importante iniciativa, por demonstrar preocupação com a segurança e bem estar da Família Força Aérea. “No atual cenário de pandemia, com o isolamento social e as alterações no dia a dia do indivíduo, existe um aumento no nível de estresse, ansiedade e depressão. Com o atendimento telefônico, podemos prestar apoio emocional, orientando no desenvolvimento de estratégias de como lidar nessa situação”, afirma a Oficial.

Doação de sangue

A ação aconteceu na última quarta-feira (08/04) e teve a intenção de contribuir com o abastecimento dos bancos de sangue de Pernambuco, em razão da baixa no estoque por conta da pandemia de COVID-19. O Comandante do CINDACTA III e Chefe do Estado-Maior do Comando Conjunto Nordeste, Brigadeiro do Ar Cesar Faria Guimarães, promoveu, junto à GUARNAE-RF, a campanha de doação de sangue.

As doações acontecem de forma coordenada, com o objetivo de evitar aglomerações e diminuir as chances de contaminação pelo vírus. Assim, são respeitadas as recomendações de distanciamento e higiene, não havendo risco para os voluntários. O Soldado Moaci Francisco de Queiroz Filho foi um dos doadores e salientou a importância do ato. “Estamos passando por um momento delicado e, com essas ações, ajudamos aqueles que necessitam”, afirmou.

A GUARNAE-RF realiza, também, campanhas de arrecadação de alimentos para familiares de militares, bem como para população civil. Apoia, ainda, o desembarque de materiais de saúde transportados pela Força Aérea Brasileira, além de participar das ações do Comando Conjunto Nordeste no combate ao vírus, cumprindo, assim, as determinações do Ministério da Defesa.

Esquadrão de Saúde de Salvador integra barreira da Vigilância Sanitária Estadual¹



Militares do Esquadrão de Saúde da Base Aérea de Salvador (BASV) passaram a integrar, na quarta-feira (08/04), a equipe que atua na barreira da Vigilância Sanitária Estadual, na área de desembarque do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, na Bahia. O objetivo é aferir a temperatura dos passageiros, em ação de combate ao novo Coronavírus.

Os profissionais da Força Aérea Brasileira (FAB) passam a apoiar a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), sob a coordenação do Comando Conjunto da Bahia. A orientação é que, se algum passageiro apresentar temperatura acima de 37,8ºC, a Sesab deve ser notificada para o  devido acompanhamento.

De acordo com o Tenente Dentista Eduardo Gomes Ferraz, a cooperação é importante, na medida em que une esforços no combate ao novo Coronavírus. “Essa ação, que faz parte da Operação COVID-19, é de extrema utilidade, pois por meio dela poderemos evitar que pessoas com sintomas adentrem à cidade sem a realização do teste. Além disso, como militar da Força Aérea Brasileira, sinto-me orgulhoso de fazer parte desse grande esforço contra a pandemia”, ressalta.

A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, tem por objetivo fortalecer as ações do Governo Federal contra a nova pandemia, contando com a atuação da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.


¹Major Anderson, Aspirante Letícia Faria E Major Monteiro
Fotos: Soldado Pedro Henrique/GUARNAE-RF. E Capitão Pedro/BASV


VEJA MAIS