NAM A140 Atlântico – Marinha do Brasil assina com a BAE SYSTEMS manutenção do Radar ARTISAN


Nota BAE Systems
Clique nas imagens para expandir


A BAE Systems anunciou hoje que assinou um contrato de cinco anos para apoiar seu radar ARTISAN no navio capitânia da Marinha do Brasil, o navio-aeródromo multipropósito (NAM) Atlântico.

O novo contrato fornecerá apoio ao radar ARTISAN e ao Sistema de Combate DNA2 da BAE Systems instalados no NAM Atlântico, oferecendo disponibilidade operacional para a nau capitânia.

Em pé A partir da esquerda – Felipe Medeiros (BAES); Carlos Lima (UKDSE), Marco Longhi, MP; John van den Bosch (BAES), Steve Newnham (BAES) and Darren Grint (BAES)
Sentados  – Capitão Gustavo Sant’Ana; Almirante José Augusto Vieira da Cunha; Contra-Almirante Emerson Gaio

No que concerne o ARTISAN, o contrato fornecerá manutenção corretiva e preventiva ao radar, incluindo o fornecimento de peças de reposição, que serão fabricadas pela BAE Systems no Reino Unido e instaladas no Brasil. Também fornecerá um serviço de help-desk, que será operado remotamente do Reino Unido, para auxiliar as equipes do Brasil.

Além disso, visitas regulares de equipes de engenharia de radares da BAE Systems serão programadas para ocorrer no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, na Baía de Guanabara, onde serão ministrados treinamentos práticos para Marinha do Brasil, como parte do acordo de transferência de habilidades e conhecimentos.

Atualmente em serviço com a Royal Navy, a bordo dos porta-aviões do Reino Unido, fragatas Type 23 e dos novos Type 26 Global Combat Ships; o radar de vigilância naval ARTISAN fornece ao NAM Atlântico vigilância de superfície e ar e gestão de tráfego aéreo de aeronaves de asa fixa e rotativa.

O Brasil tornou-se mais um operador do radar com a compra do então HMS Ocean do Reino Unido, em 2018.

No que concerne o DNA2, o contrato também fornecerá um pacote de modernização planejado do CMS do navio para lidar com questões de obsolescência.

"A assinatura do contrato representa um relevante passo para garantir a plena disponibilidade do Sistema de Combate e do radar ARTISAN do Navio Aeródromo Multipropósito ATLÂNTICO. É um importante compromisso assumido pela BAE Systems com a Marinha do Brasil, não somente na manutenção da capacidade operacional do nosso Capitânia, mas também na transferência de conhecimento ao nosso pessoal", comentou o Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes.

Laurie Ellis, Gerente de Radares do setor marítimo da BAE Systems, disse: “Estamos muito satisfeitos por ter assinado este contrato de manutenção com a Marinha do Brasil. Nossas equipes de engenheiros estão ansiosos para trabalhar e fornecer suporte ao radar ARTISAN e ao Sistema de Combate DNA2 para permitir que o NAM Atlântico continue seu papel vital como Nau Capitânia. É uma ótima notícia para nossa operação de radares no Reino Unido e para nossa equipe fornecer suporte, capacidade e conhecimento para a Marinha do Brasil.”

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter