COBERTURA ESPECIAL - PROSUPER - Naval

16 de Setembro, 2020 - 21:11 ( Brasília )

MB – AlmEsq Ilques apresenta o Plano Estratégico da Marinha 2040

Comandante da Marinha entrega o Plano Estratégico da Marinha ao Presidente da República e ao Ministro da Defesa

 
O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, realizou, em 10 de setembro, a entrega do Plano Estratégico da Marinha (PEM 2040) ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, e ao Ministério da Defesa, Fernando Azevedo, por ocasião da Cerimônia de Encerramento do Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento, no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA). Nessa data, o PEM 2040 foi formalmente divulgado.

 

Comandante da Marinha apresenta o PEM 2040 ao

Presidente da República, Jair Bolsona

 

MENSAGEM DO COMANDANTE DA MARINHA


O Plano Estratégico da Marinha (PEM 2040) é um documento de alto nível, com o propósito de orientar o planejamento de médio e longo prazo, por meio de Objetivos Navais (OBNAV) organizados em uma cadeia de valores, orientados pela Visão de Futuro da Marinha do Brasil (MB). A partir da análise desses objetivos, são elaboradas as Ações Estratégicas Navais (AEN), que contribuirão para o alcance da Missão da Força.

Um documento dinâmico, que indica os rumos a seguir, devendo ser atualizado com base na gestão estratégica. O decisor estratégico define a prioridade das ações estratégicas, que devem ser alteradas sempre que ocorrerem mudanças de cenários, documentos condicionantes e objetivos estratégicos. Assim, o plano deve ser atualizado, sempre que necessário.

O Planejamento de Alto Nível da Marinha se consolida no PEM para a gestão eficaz de oportunidades e ameaças, levando em consideração pontos fortes e fracos da organização. É condicionado pelos documentos de alto nível da Defesa, tais como a Política Nacional de Defesa (PND), a Estratégia Nacional de Defesa (END), o Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN) e a Política Maritíma Nacional (PMN). Além disso, orienta os planejamentos decorrentes, tendo como farol o cumprimento da missão da MB.

O Plano Estratégico realista e com resultados mensuráveis é um excelente instrumento gerencial para a MB no estudo e na escolha de ações para a consecução dos OBNAV de forma eficiente e eficaz, sobretudo quando baseado em cenários prospectivos e integrado às metas e iniciativas do Plano Plurianual (PPA), de maneira a possibilitar a gestão com base em indicadores de resultados.

Na elaboração do PEM 2040, foram consideradas as capacidades que a MB deve adquirir e manter e a necessidade de integrar o planejamento estratégico ao orçamentário, além, sobretudo, a participação da sociedade e de órgãos governamentais.

Registro, assim, especial agradecimento a todos os civis e militares que, direta ou indiretamente, contribuíram para a elaboração deste Plano, após inúmeros ciclos de discussões e trabalhos. As habilidades, conhecimentos e profissionalismo dos colaboradores foram fundamentais para a conclusão desta Publicação.

Apresento, portanto, o PEM 2040, Força defensora dos interesses do Brasil no mar e hidrovias e braço militar do Poder Marítimo, de modo que a sociedade brasileira e todos os setores da MB disponham de um conjunto de conhecimentos para as respectivas tomadas de decisões e a condução de suas correspondentes gestões político-estratégicas.

ILQUES BARBOSA JUNIOR
Almirante de Esquadra
Comandante da Marinha


 

 
O PEM 2040 é um documento de alto nível, elaborado para orientar o planejamento de médio e longo prazo da Marinha do Brasil (MB), detalhando Objetivos Navais e suas decorrentes Ações Estratégicas Navais, norteados pela “Visão de Futuro da MB”, e que contribuirão para o cumprimento da missão da Força.

O plano foi elaborado após período de amplas discussões e trabalhos, com a participação de militares e civis, formadores de opinião e representantes das comunidades científica e acadêmica, considerando, dentre outros parâmetros, as capacidades que a MB deve adquirir e manter, a necessidade de constantemente ampliar a interação do planejamento estratégico ao Plano Plurianual, além de fortalecer, ainda mais, a aproximação com a sociedade e órgãos governamentais.

 

Presidente da República, Jair Bolsonaro, e o Ministro da Defesa,
Fernando Azevedo, recebem o PEM 2040

 


O PEM 2040 é, também, excelente instrumento para consolidar uma gestão eficaz de ameaças e oportunidades para a MB; está condicionado pelos documentos de alto nível da Defesa, como a Política Nacional de Defesa, a Estratégia Nacional de Defesa e o Livro Branco de Defesa Nacional, além da plena consonância com a Constituição Federal e as atribuições legais da MB.
 
Acesse o Plano Estratégico da Marinha por meio do link: PEM – 2040


 

O PEM 2040 é um documento de alto nível, elaborado para orientar
o planejamento de médio e longo prazo da Marinha
 

VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


SIMDE

SIMDE

Última atualização 23 SET, 15:30

MAIS LIDAS

PROSUPER