COBERTURA ESPECIAL - PROSUB S40 - Naval

25 de Março, 2021 - 13:00 ( Brasília )

S-40 Riachuelo - Marinha finaliza limpeza em submarino Riachuelo



Danilo Oliveira
Porto e Navios
Reprooduzida com permissão


Após esta etapa, iniciada há 12 dias, equipes conduzirão pesquisa para verificar se houve algum tipo de avaria após incidente em manobra. Força naval aguarda resultados para avaliar se cronograma da primeira unidade do PROSUB será impactado.

A Marinha do Brasil finaliza a limpeza de equipamentos e componentes no compartimento de torpedos do submarino

No último dia 11 de março, a primeira unidade do programa de desenvolvimento de submarinos da força naval (PROSUB) adquiriu inclinação de casco avante, provocando o embarque de água salgada no porão do compartimento da proa. O incidente ocorreu na manhã daquele dia, durante uma manobra de rotina para a realização de manutenção de equipamentos. Até o momento, nenhum tipo de avaria foi relatado.

Procurada pela Portos e Navios, a Marinha informou que, após a limpeza, as equipes iniciarão a avaliação de possíveis avarias no submarino, atracado no estaleiro de construção em Itaguaí (RJ). A força naval ressaltou que, no momento, não é possível concluir se o cronograma será afetado. “Somente após a conclusão da análise de avarias, será possível avaliar possíveis impactos no cronograma”, afirmou em nota. As próximas etapas de testes do submarino são a conclusão dos testes da plataforma e o início dos testes do sistema de combate.



Clique na imagem para expandir

A Marinha salientou que todos os procedimentos adotados têm como objetivo evitar incidentes dessa natureza e que as causas do incidente estão sendo devidamente apuradas. No momento do incidente, 54 pessoas estavam a bordo do submarino e não houve nenhum acidente de pessoal. Na ocasião, a Marinha frisou que o submarino restabeleceu prontamente a condição de segurança e iniciou a limpeza dos compartimentos afetados. Na inspeção com equipe de mergulho realizada naquele dia não foram verificadas avarias na estrutura do submarino.

O incidente ocorreu três meses após a cerimônia de preparação, para a entrega ao setor operativo da Marinha, do submarino

Riachuelo

Em agosto do ano passado, o submarino realizou a primeira navegação independente, sem a necessidade do uso de rebocadores. Na ocasião, foram testados os lemes do submarino, o sistema de navegação e propulsão, os diesel geradores, as cargas das baterias no mar, o sistema de comunicação e realizado treinamento geral com a tripulação. Em meados de outubro, foram realizados os testes de propulsão do submarino, em área marítima situada no interior da Baía de Sepetiba, no litoral sul do Rio de Janeiro.





Nota DefesaNet

Acima a única nota até o momento (25MAR2021) emitida pela Marinha do Brasil referente ao incidente do dia 11MAR2021.

A matéria de Portos e Navios é a mais completa até o momento.

O Editor

 


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


SIMDE

SIMDE

Última atualização 21 OUT, 12:00

MAIS LIDAS

PROSUB S40