UFEM – Nota do Comandante da MB pela Inauguração

COMANDANTE DA MARINHA
 
 
Assunto: Inauguração da Unidade de Fabricação de Estruturas
Metálicas (UFEM).
 
 
Hoje, 1º de março, às 10h, será inaugurada, com a presença da Presidenta da República, a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), parte da infraestrutura industrial de construção e manutenção de submarinos em implantação pela Marinha no município de Itaguaí (RJ).
 
A prontificação da UFEM, cuja construção foi iniciada em 2010, é um importante marco alcançado com a execução do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), idealizado para capacitar o País a projetar e construir submarinos convencionais e nucleares, reforçando a indústria de construção naval brasileira, em particular no Estado do Rio de Janeiro, em Itaguaí, onde milhares de empregos diretose indiretos estão sendo gerados.
 
A UFEM está localizada ao lado da Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (NUCLEP) e tem a finalidade de construir as estruturas do submarino que não constituem o cilindro resistente do casco, tais como, tanques, bases, berços etc.
 
Além disso, é na UFEM que as seções do casco resistente e os berços receberão as tubulações, o cabeamento e alguns equipamentos.

Para uma compreensão mais ampla do processo de construção dos submarinos, cabe assinalar que esse tem seu início na NUCLEP,com a fabricação das seções do casco externo do submarino,resistente à pressão da profundidade do mar. Em seguida, asseções são transferidas para a UFEM, onde os serviços acima descritos serão executados. Após esse trabalho, as seções, já equipadas, serão deslocadas para o estaleiro, situado nas proximidades, onde se executarão o acabamento final e a união das seções, prontificando-se o submarino, para ser submetido às provas de cais e de mar.

Sendo assim, é legítimo o orgulho que sentimos, por esse evento nos aproximar, cada vez mais, da concretização do sonho de construirmos o primeiro submarino de propulsão nuclear brasileiro.
 
Julio Soares de Moura Neto
Almirante-de-Esquadra
Comandante da Marinha

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter