Marinha implementa Gestão de Pessoas por Competências

A Gestão de Pessoas por Competências (GPC) é uma forma moderna de gerenciar os recursos humanos de uma organização, pois propõe definir quais são as atribuições que um indíviduo deve ter para que possa ocupar um determinado cargo, função ou incumbência. Assim, é possível identificar treinamentos e cursos que são necessários para uma determinada equipe, realizando um Programa de Capacitação. A GPC proporciona maior amplitude e precisão no gerenciamento do pessoal, quanto às competências requeridas para o desempenho das diversas atribuições.

Inspirada na experiência positiva da Marinha da França, desde 2010, a Marinha do Brasil vem trabalhando para implementar um Projeto-Piloto de GPC no âmbito de suas Organizações Militares, com ênfase nos meios navais. Ao avaliar qual seria a metodologia a ser implementada na Instituição, a Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha (DGPM) propôs que o Comando da Força de Submarinos (COMFORS) fosse o primeiro órgão a realizar o mapeamento das competências de seus militares.

Na ocasião,  a GPC será uma ferramenta de capacitação do pessoal para fazer frente aos novos desafios tecnológicos na construção do submarino de propulsão nuclear.

A ideia é que, após a implantação do Projeto-Piloto na COMFORS, sejam estabelecidas as bases para que a GPC possa ser adotada em toda a Marinha, o que vai fazer com que a Instituição seja uma das Forças pioneiras no uso desse modelo de gerenciamento no País.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter