Ministro da Defesa da França visitou as obras do PROSUB

Na última segunda-feira (5) o Ministro da Defesa da França, Jean-Yves Le Drian, visitou as obras da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) e do Estaleiro e Base Naval (EBN) de Submarinos, em Itaguaí (RJ). Acompanhado do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, e do Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Arthur Pires Ramos, o Ministro francês conheceu as futuras instalações que possibilitarão a construção do submarino com propulsão nuclear, marco maior do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) da Marinha do Brasil.

As obras estão divididas em duas partes. A primeira, é onde está sendo construída a UFEM, em uma área de aproximadamente 90 mil m², à margem da Rodovia Rio-Santos. Ali está sendo erguido um prédio de quatro andares, onde serão fabricados os componentes dos submarinos.

Na segunda parte, na Ilha da Madeira, estão sendo construídos o Estaleiro e a Base Naval – áreas norte e sul -, totalizando 320 mil m² de aterro sobre o mar. O conjunto, que tem dez cais e duas docas com 140 metros de extensão, é interligado por um túnel de 700 metros, que foi inaugurado pelo Comandante da Marinha e pelo Diretor-Geral do Material da Marinha no mesmo dia, após a visita do Ministro francês.

A UFEM será ativada até o final deste ano. As obras físicas do Estaleiro e Base Naval estão previstas para terminarem no final de 2015.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter