COBERTURA ESPECIAL - Prosub - Naval

27 de Agosto, 2021 - 08:08 ( Brasília )

Projeto do SCPN avança com o Desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento Integrado da Plataforma


O Programa de Submarinos (PROSUB) avança com o projeto detalhado do submarino convencional com propulsão nuclear (SCPN) “Álvaro Alberto” mediante o êxito dos testes iniciais que vêm sendo realizados com o software do Sistema de Gerenciamento Integrado da Plataforma (SGIP).

No dia 29 de junho, foram conduzidas as primeiras verificações com a versão 1.0 do software. Os experimentos estão sendo conduzidos conjuntamente entre a empresa IHM Stefanini e o Centro de Desenvolvimento de Submarinos, na estrutura orgânica da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM), no âmbito do PROSUB.

O SGIP está sendo desenvolvido de modo sequencial, constituindo, em sua versão original, o software de controle e monitoramento dos Sistemas de Distribuição de Energia e de Resfriamento das Seções de Ré do submarino.

Na mesma ocasião, foram inspecionados e recebidos os primeiros equipamentos que compõem a Plataforma de Integração Operativa do SCPN pela Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento do Submarino com Propulsão Nuclear (COGESN), igualmente inserida na disposição da DGDNTM.

Após a verificação de conformidade técnica em relação à sua especificação, os itens foram transportados para o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), onde serão empregados no processo de validação operacional do submarino por intermédio da integração do SGIP aos simuladores desenvolvidos por essa Instituição Científica e Tecnológica.

O Programa Nuclear da Marinha, assim como o PROSUB, representam dois dos principais Programas Estratégicos da Força.

Por meio desses empreendimentos, o Brasil adquirirá a capacidade de projetar, construir, operar e manter meios de elevada complexidade tecnológica, quer sejam SCPN, quer sejam submarinos com propulsão diesel-elétrica (S-BR), competências restritas atualmente a apenas cinco países: China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Nuclear

Nuclear

Última atualização 21 SET, 17:57

MAIS LIDAS

Prosub