O Submarino SMX 31 E, conceito do Naval Group

 

O SMX31E é o mais novo conceito de submarino do Naval Group. Ela integra as tecnologias digitais mais recentes para maior eficiência operacional e significativa versatilidade de uso.

Mais furtiva graças à sua cobertura biomimética (biomimetic), a nave também se beneficia de uma incomparável capacidade de armazenamento de energia elétrica e um novo conceito de propulsão.

O Naval Group busca construir uma visão de longo prazo, consistente com as necessidades operacionais expressas por seus clientes, a fim de investir em sistemas que se manterão tecnologicamente superiores ao longo dos 30 a 40 anos de ciclo de vida dos navios.

Os projetistas navais do Grupo Naval projetam-se no futuro. No horizonte de 2040, em um contexto de vigilância permanente dos oceanos, as marinhas terão que navegar em um ambiente bastante intrincado. Os objetivos dos submarinistas serão operar livremente, compartilhar informações com segurança e poder agir com firmeza e rapidez.

O SMX31E oferece uma solução mais furtiva, autônoma e flexível. Mais do que um navio inteligente, o SMX31E constitui uma força naval inteligente para obter superioridade em futuros campos de batalha subaquáticos.

A maior invulnerabilidade é o resultado da forma biomimética e do material da cobertura, como uma pele, tornando-o mais furtivo contra as emissões ativas do sonar. Resistência é o outro trunfo do SMX31E – permite que a tripulação fique submersa por meses, graças às altas capacidades de energia e ao sistema de gerenciamento de energia eficiente.

Acima como funciona a cobertura biomimética emproteção do submarino.

Usando tecnologia avançada de inteligência artificial, este submarino oferece conectividade máxima para interagir com o resto da frota em uma rede subaquática distribuída. Este novo design de TI permite que a tripulação colete e processe dados de forma eficiente com sensores remotos, permitindo que eles dominem a situação tática subaquática. No final do dia, o SMX 31E pode monitorar áreas 10 vezes maiores do que hoje com a mesma eficiência.

Esta nave inteligente sempre mantém a decisão humana no circuito e se torna um multiplicador de força graças à integração de todos os tipos de drones, incluindo drones de grande porte. Conectados uns aos outros, esses vetores contribuem para controlar melhor um extenso campo de batalha subaquático.

Características técnicas do SMX 31 E

 

– Deslocamento submerso: 3.200 toneladas

– Comprimento: 80 metros

– Armamento: 24 armas de peso pesado (mísseis de cruzeiro naval, torpedos F21, mísseis anti-navio)

– Até 6 UUV 533 mm (Unmanned Underwater Vehicle) + 2 XLUUV (Extra  Large Unanned Underwater Vehicle)

– Instalações dedicadas SOF (baús, salas de armazenamento, veículos e armas, áreas de reunião.)

– Dois motores de propulsão elétrica acionados por aro

– Tripulação: 15 membros da tripulação + 12 a 20 pax

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter