COBERTURA ESPECIAL - Prosub - Naval

24 de Outubro, 2020 - 14:53 ( Brasília )

S-42 Tonelero - Transferência seções S2B, S3 e S4 do SBR-3





A Marinha do Brasil (MB), por meio do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), dará mais um significativo avanço no processo de construção para a entrega do Submarino “Tonelero” (SBR-3), o terceiro dos quatro submarinos convencionais desenvolvidos pelo programa.

Na última sexta-feira (16), a empresa Itaguaí Construções Navais (ICN) iniciou a operação de transferências da seção S2A, do Submarino ”Tonelero”. A primeira unidade transportada pesa 327 toneladas e possui 18,29 metros  de comprimento. Na quinta-feira (22OUT2020), foi iniciada a transferência das seções de vante (S2B, S3 e S4) já integradas, pesando 619 toneladas, com 39,86 metros de comprimento e 12,30 metros de altura, que foram transportadas por um veículo especial de 320 rodas.



O trajeto terá início na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) e terminará no Estaleiro de Construção (ESC) do Complexo Naval de Itaguaí.

A duração do translado será de aproximadamente nove horas. A atividade exige um complexo planejamento, entre outras ações, a adequação de trechos da rede elétrica, em relação à seção de maior altura, e interrupções pontuais do tráfego na BR-493, com o apoio e coordenação da Polícia Rodoviária Federal e da Prefeitura Municipal de Itaguaí.


 

O S-42 Tonelero e a meticulosa operação de transporte



A operação de transferência das seções foi realizada em três etapas. Ainda no mês de outubro ocorrerá o transporte da última seção de Ré (S1), que pesa 160 toneladas, com 13,47 metros de comprimento.

A chegada das unidades no Estaleiro de Construção marca o início do processo de montagem final do Submarino “Tonelero”, previsto para ser integrado em dezembro de 2020 e lançado ao mar no segundo semestre de 2021.









Matéria Relacionada

ICN realiza a transferência da Seção 2A do Submarino “Tonelero” para o Estaleiro de Construção
21 Outubro 2020 DefesaNet Link 

 
Nota DefesaNet

Siga a mais completa cobertura do PROSUB clicando nos banners abaixo.


VEJA MAIS