COBERTURA ESPECIAL - Prosub - Naval

21 de Outubro, 2020 - 10:41 ( Brasília )

ICN realiza a transferência da Seção 2A do Submarino “Tonelero” para o Estaleiro de Construção



Em 16 de outubro, foi executada a transferência da seção 2A do Submarino “Tonelero” (S42), o terceiro submarino convencional (S-BR3) do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), desde a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), situada no município de Itaguaí (RJ), até o Estaleiro de Construção (ESC).


 
Deslocamento da segunda seção do S42 contou com o apoio logístico necessário Foto MB
 
A atividade foi realizada pela Itaguaí Construções Navais (ICN) e durou cerca de duas horas. Essa operação envolveu uma complexa e bem organizada coordenação de trânsito, que contou com a supervisão dos agentes da Polícia Rodoviária Federal, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro, garantindo a segurança do procedimento sem prejuízos da mobilidade urbana local. O Submarino “Tonelero” inicia a montagem do interior das seções, de forma que, em dezembro de 2020, ocorra a integração definitiva do casco resistente.
 
 
 

Manobra da Seção 2A do "Tonelero" no ESC
 
O evento marca mais um avanço nas etapas previstas para o PROSUB, contribuindo para consolidar a reconhecida competência técnica da ICN e da Marinha do Brasil no processo construtivo de submarinos dessa classe.

O PROSUB conta com a participação de universidades e centros de pesquisa, gerando, entre outros benefícios, desenvolvimento de tecnologias autóctones, processos e materiais avançados, fomento ao desenvolvimento da Base Industrial de Defesa, capacitação de profissionais em atividades especializadas e milhares de empregos diretos e indiretos.
 
 
Nota da ICN




A transversalidade é uma das bases culturais da ICN. Nossos times são treinados para trabalhar em total sinergia entre áreas distintas, como no caso das equipes de produção da Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas e o Estaleiro de Construção.

O resultado? Potencialização da maturidade interpessoal, otimização de tempo, constante fluxo de aprendizado entre as equipes, entregas de alta qualidade e consideráveis avanços industriais. Hoje, por exemplo, as equipes Montagem, Solda e Tratamento Térmico, migraram do Estaleiro para a Fábrica, e realizaram a união das seções 2B e 3, do submarino Tonelero, terceiro submarino convencional do PROSUB.

Mais um grande resultado foi atingido, garantindo a sequência do cronograma de entregas previstas para 2020. Parabéns a todos.